A 73.ª edição dos Golden Globes da Hollywood Foreign Press Association teve várias surpresas, momentos hilariantes, e Ricky Gervais como só ele sabe. O comediante britânico, sempre ladeado por um copo de cerveja, disparou em todas as atenções; mas enquanto outros o fariam com um arco e flecha e cheios de classe, Gervais fá-lo com uma bazooka, quer tenha Mel Gibson, Bill Cosby, Sean Penn ou os próprios Globos de Ouro em ponto de mira.
Denzel Washington recebeu o Cecil B. DeMille e foi aplaudido de pé, agradecendo em palco junto da sua família; Jamie Alexander refilou com o tele-ponto, as novas best friends forever Amy Schumer e Jennifer Lawrence apresentaram juntas os seus filmes, Katy Perry e Kirsten Dunst foram bem acompanhadas, Jonah Hill fez-se passar pelo urso de 'The Revenant', e Leonardo DiCaprio obstruiu caminho, sem querer, ao trajecto triunfal de Lady Gaga.
No Cinema, 'The Revenant' - não esperávamos o triunfo na categoria máxima mas é, de facto, até ver o filme deste ano melhor avaliado aqui no BPF - destacou-se da concorrência, ganhando Melhor Drama, Melhor Realizador (bem entregue a Iñárritu) e deixando para Leonardo DiCaprio um dos momentos da noite. Aos 41 anos, tudo indica que este é o ano do óscar, e o buzz gerado pela vitória dá a sensação que Hollywood inteiro está com ele. Em relação ao filme de Iñárritu, só faltou mesmo outra atenção por parte da HFPA para com Tom Hardy, que nem foi nomeado. Com tudo isto, 'Spotlight' foi um dos derrotados da noite, e logo veremos de acordo com os Producers Guild Awards e outras distinções, se o favoritismo anunciado não cai por terra até 28 de Fevereiro. Os Golden Globes costumam fugir um pouco à norma, mas seria bom 'The Revenant' começar a embalar daqui por diante. Curiosidade: Steve Golin, da Anonymous Content, produziu 'The Revenant' e 'Mr. Robot', os dois vencedores dramáticos da noite, no grande e pequeno ecrã.
'The Martian' venceu na categoria de comédia/ musical, Brie Larson foi melhor Actriz dramática, e o argumento de Aaron Sorkin para 'Steve Jobs' valeu-lhe uma vitória inesperada - o filme sobre o co-fundador da Apple foi um fiasco em termos de box office mas conseguiu 2 Globos, e Fassbender perdeu para Leo, mas ganhou ao que parece Alicia Vikander.
Matt Damon e Jennifer Lawrence venceram, como esperado, e Sylvester Stallone colocou a plateia toda de pé, agradecendo depois ao seu amigo imaginário Rocky Balboa, o melhor amigo que teve na vida; inesperada foi a vitória de Kate Winslet (Steve Jobs), numa categoria em que Alicia Vikander e Jennifer Jason Leigh pareciam ser as apostas fortes.
De acordo com os favoritismos a Pixar festejou com 'Inside Out' e o húngaro 'Son of Saul' foi eleito melhor filme estrangeiro. Quentin Tarantino agradeceu o globo de Banda Sonora em nome de Ennio Morricone, e Sam Smith ganhou graças à sua colaboração em 'Spectre'.
Contrariamente, foi na Televisão que houve várias surpresas, mantendo a tradição da HFPA em premiar novidades. Assim, 'Mr. Robot' foi eleita melhor série dramática, ganhando Christian Slater o globo de melhor actor secundário (uma injustiça porque Ben Mendelsohn justificava mais a vitória), enquanto que Rami Malek perdeu para Jon Hamm, optando a HFPA por "premiar o adeus" de Don Draper.
'Mozart in the Jungle' foi este ano o que 'Transparent' foi há um ano atrás, surpreendendo sim as vitórias de 'Wolf Hall' (derrotou 'Fargo') e de Oscar Isaac (o rapaz merece) numa categoria que parecia ser entre Patrick Wilson e Idris Elba. Taraji P. Henson triunfou graças à sua Cookie Lyon, e Lady Gaga subiu ao palco derrotando Kirsten Dunst (noite para esquecer de 'Fargo').
Melhor Filme - Drama: The Revenant
Melhor Filme - Comédia/ Musical: The Martian
Melhor Filme - Comédia/ Musical: The Martian
Melhor Realizador: Alejandro González Iñárritu (The Revenant)
Melhor Argumento: Aaron Sorkin (Steve Jobs)
Melhor Actor - Drama: Leonardo DiCaprio (The Revenant)
Melhor Actriz - Drama: Brie Larson (Room)
Melhor Actor - Comédia/ Musical: Matt Damon (The Martian)
Melhor Actriz - Comédia/ Musical: Jennifer Lawrence (Joy)
Melhor Actor Secundário: Sylvester Stallone (Creed)
Melhor Actriz Secundária: Kate Winslet (Steve Jobs)
Melhor Filme Estrangeiro: Son of Saul
Melhor Filme Estrangeiro: Son of Saul
Melhor Filme de Animação: Inside Out
Melhor Banda Sonora Original: Ennio Morricone (The Hateful Eight)
Melhor Canção Original: "Writing's on the Wall", Sam Smith (Spectre)
Melhor Série - Drama: Mr. Robot
Melhor Actor - Mini-Série ou Filme de TV: Oscar Isaac (Show Me A Hero)
Melhor Série - Drama: Mr. Robot
Melhor Série - Comédia/ Musical: Mozart in the Jungle
Melhor Mini-Série ou Filme de TV: Wolf Hall
Melhor Actor - Série Drama: Jon Hamm (Mad Men)
Melhor Actriz - Série Drama: Taraji P. Henson (Empire)
Melhor Actor - Série Comédia/ Musical: Gael Carcía Bernal (Mozart in the Jungle)
Melhor Actriz - Série Comédia/ Musical: Rachel Bloom (Crazy Ex-Girlfriend)
Melhor Actriz - Série Comédia/ Musical: Rachel Bloom (Crazy Ex-Girlfriend)
Melhor Actor - Mini-Série ou Filme de TV: Oscar Isaac (Show Me A Hero)
Melhor Actriz - Mini-Série ou Filme de TV: Lady Gaga (American Horror Story: Hotel)