Os Golden Globes distinguiram 'The Revenant' e 'The Martian' como os filmes do ano, valorizando principalmente a obra de Alejandro G. Iñárritu com Leonardo DiCaprio como protagonista, e foi dado assim o pontapé de saída para uma época de prémios que se prevê intensa.
Os Critics' são dia 17, os Producers Guild Awards dia 23, os SAG Awards dia 30, pronunciando-se as guildas de Realizadores e Argumentistas nos dias 6 e 13 de Fevereiro, respectivamente. Também em Fevereiro há BAFTA's no dia 14, e só depois de tudo isto serão conhecidos os vencedores da Academia a 28 de Fevereiro.
Em relação aos nomeados para os Óscares, ficaremos a conhecê-los já esta quinta-feira, dia 14. Apesar de só nos atrevermos a perspectivar favoritos depois de analisar vencedores das restantes cerimónias de Janeiro/ Fevereiro, abaixo encontrarão os nossos derradeiros palpites em termos de nomeados. Até lá poderão acompanhar os vencedores dos vários prémios no nosso facebook, e bem perto de 28 de Fevereiro divulgaremos - como tem sido tradição nos últimos anos - as nossas Previsões, e os nossos próprios Óscares BPF.
Os Critics' são dia 17, os Producers Guild Awards dia 23, os SAG Awards dia 30, pronunciando-se as guildas de Realizadores e Argumentistas nos dias 6 e 13 de Fevereiro, respectivamente. Também em Fevereiro há BAFTA's no dia 14, e só depois de tudo isto serão conhecidos os vencedores da Academia a 28 de Fevereiro.
Em relação aos nomeados para os Óscares, ficaremos a conhecê-los já esta quinta-feira, dia 14. Apesar de só nos atrevermos a perspectivar favoritos depois de analisar vencedores das restantes cerimónias de Janeiro/ Fevereiro, abaixo encontrarão os nossos derradeiros palpites em termos de nomeados. Até lá poderão acompanhar os vencedores dos vários prémios no nosso facebook, e bem perto de 28 de Fevereiro divulgaremos - como tem sido tradição nos últimos anos - as nossas Previsões, e os nossos próprios Óscares BPF.
Melhor Filme
Hipóteses para restantes 4 (se forem 10): Carol, Brooklyn, Straight Outta Compton, Room, Inside Out, Ex Machina, Sicario
Não percam a esperança: Steve Jobs, Joy, Creed, Star Wars: The Force Awakens, Beasts of No Nation, Son of Saul
Spotlight é apontado há algum tempo como o potencial favorito deste ano. Mas será mesmo assim ou é só fogo de vista? Os Globes penderam para The Revenant, embora a HFPA difira muitas vezes das opiniões da Academia. Imaginando que são 10 os nomeados, Spotlight, Mad Max: Fury Road, The Revenant, The Big Short e The Martian têm tudo a seu favor para estarem entre os filmes escolhidos, tal como Bridge of Spies, que partilha com Carol e Brooklyn o cheirinho a óscares (The Danish Girl e Joy, por tresandarem a óscares, podem ver o feitiço virar-se contra o feiticeiro).
Se houver algum filme de animação entre os dez será Inside Out (Anomalisa era uma tremenda surpresa), e pode dar-se o caso de sucessos de bilheteira defendidos com unhas e dentes online figurarem nos eleitos - Mad Max é a certeza entre os filmes com este perfil, mas também Straight Outta Compton ou Star Wars: The Force Awakens procuram um lugar ao Sol.
Os 10 finalistas para os Producers Guild Awards deixaram Ex Machina e Sicario com alguma esperança de entrar na corrida, Beasts of No Nation pode ter contra si os anti-corpos criados junto das distribuidoras, e não podemos ignorar ainda Creed, Room e o próprio Steve Jobs que, como os GG provaram, pode não ter tido receptividade por parte do público, mas encontrar agora algum consolo em termos de prémios.
Melhor Realizador
Alternativas: Todd Haynes (Carol), Lenny Abrahamson (Room), Steven Spielberg (Bridge of Spies), Ryan Coogler (Creed)
Prováveis Nomeados: Tom McCarthy (Spotlight), George Miller (Mad Max: Fury Road), Ridley Scott (The Martian), Adam McKay (The Big Short), Alejandro G. Iñárritu (The Revenant)
Outras Opções: Laszlo Nemes (Son of Saul), Cary Fukunaga (Beasts of No Nation), John Crowley (Brooklyn), Tom Hooper (The Danish Girl), F. Gary Gray (Straight Outta Compton), Denis Villeneuve (Sicario), Alex Garland (Sicario), David O. Russell (Joy)
Será uma surpresa se Alejandro González Iñárritu, George Miller, Ridley Scott ou Tom McCarthy não forem nomeados. Os Globes'16 deram a vitória ao mexicano (justa distinção), embora possam ter sido influenciados pelo facto de o terem ignorado há um ano atrás, um "problema" que a Academia não tem.
Dando esses 4 nomes como muito-prováveis, sobra uma vaga: uma escolha conservadora como Todd Haynes ou Steven Spielberg, a valorização de The Big Short através da nomeação de Adam McKay, o 5.º elemento nomeado nos DGA, ou algo inesperado como F. Gary Gray, Coogler, Abrahamson, Nemes ou Fukunaga. Se a Academia quiser privilegiar os seus protegidos, Tom Hooper e David O. Russell costumam cair nas graças dos membros votantes, e caso Sicario e Ex Machina estejam entre os 10 finalistas na categoria de Melhor Filme, aumentará a probabilidade de Denis Villeneuve e Alex Garland preencherem a tal 5.ª vaga.
Melhor Actor
Alternativas: Johnny Depp (Black Mass), Michael B. Jordan (Creed), Will Smith (Concussion), Steve Carrell (The Big Short), Michael Caine (Youth), Ian McKellen (Mr. Holmes), Géza Röhrig (Son of Saul)
Leonardo DiCaprio e Michael Fassbender são as únicas garantias. Leo é favorito, e caso ganhe nos SAG Awards terá já uma mão no óscar, e é quase impossível Fassbender não ser nomeado; depois, Eddie Redmayne tem perdido cotação ultimamente mas deve estar entre os cinco. A partir daí é mais difícil porque a Academia pode optar por Bryan Cranston (Trumbo não sendo nada do outro mundo, tem pedigree de óscares), Matt Damon, Johnny Depp, Will Smith ou os veteranos Michael Caine e Ian McKellen. Isto sem retirar da equação nomes como Michael B. Jordan, Steve Carrell e Géza Röhrig. Se algum entre Michael Keaton ou Mark Ruffalo for considerado protagonista pode eventualmente vir parar à discussão, e temos pena que o miúdo Abraham Attah (Beasts of No Nation) esteja a ser subvalorizado.
Melhor Actriz
Alternativas: Charlize Theron (Mad Max: Fury Road), Sarah Silverman (I Smile Back), Helen Mirren (Woman in Gold), Maggie Smith (The Lady in the Van), Bel Powley (The Diary of a Teenage Girl), Lily Tomlin (Grandma)
Se Forem consideradas Principais: Rooney Mara (Carol), Alicia Vikander (The Danish Girl)
Brie Larson e Saoirse Ronan parecem-nos ser certezas absolutas, perfilando-se a primeira como favorita nesta categoria, actualmente. Cate Blanchett e Jennifer Lawrence são irresistíveis para a Academia, mas atenção que os SAG's nomearam Sarah Silverman (I Smile Back) e Helen Mirren (Woman in Gold), ignorando Lawrence. Maggie Smith e Charlize Theron podem-se intrometer, embora achemos mais provável uma nomeação para a britânica Charlotte Rampling.
Bel Powley seria uma agradável surpresa, e a categoria pode ficar virada do avesso se Rooney Mara e Alicia Vikander forem vistas como leads e não como secundárias.
Melhor Actor Secundário
Prováveis Nomeados: Mark Rylance (Bridge of Spies), Idris Elba (Beasts of No Nation), Sylvester Stallone (Creed), Tom Hardy (The Revenant), Christian Bale (The Big Short)
Alternativas: Michael Shannon (99 Homes), Michael Keaton (Spotlight), Jacob Tremblay (Room), Mark Ruffalo (Spotlight), Paul Dano (Love & Mercy), Benicio del Toro (Sicario), Jason Segel (The End of the Tour)
Se há categoria em que não colocaríamos o nosso dinheiro, é esta. O nível está muito alto e equilibrado este ano entre actores secundários, com - sem exagero - 10 actores com interpretações dignas de nomeação para óscar.
Os SAG's nomearam Rylance, Elba, Bale, Shannon e o pequeno Jacob Tremblay, mas o lado emocional pode ajudar Sylvester Stallone. Há ainda os jornalistas da Spotlight Team, Michael Keaton e Mark Ruffalo, e desempenhos excelentes como os de Tom Hardy, Paul Dano, Benicio del Toro e Jason Segel. Uma coisa é certa: forçosamente, vai ser injusto. Torcemos para que Tom Hardy esteja entre os 5 finalistas.
Melhor Actriz Secundária
Alternativas: Alicia Vikander (Ex Machina), Kristen Stewart (Clouds of Sils Maria), Joan Allen (Room), Helen Mirren (Trumbo), Jane Fonda (Youth)
Partindo do pressuposto que Rooney Mara e Alicia Vikander são nomeadas nesta categoria por Carol e The Danish Girl, serão inclusive favoritas à vitória. A sueca Vikander tem, aliás, duas hipóteses de estar presente, concorrendo também por Ex Machina. Kate Winslet é um dado adquirido, ela que foi a vencedora para a Hollywood Foreign Press Association, e Jennifer Jason Leigh merece a nomeação, depois de ser um dos destaques num filme de Tarantino que ficou abaixo das expectativas.
Rachel McAdams é uma possibilidade, mas Helen Mirren ou Jane Fonda podem deixá-la à beirinha da nomeação.
Melhor Argumento Original
Alternativas: Straight Outta Compton, Sicario, Trainwreck, Joy, Son of Saul, Youth, 99 Homes
Parece-nos que Spotlight, Inside Out, Bridge of Spies e Ex Machina são apostas seguras. The Hateful Eight, não sendo brilhante, é Tarantino, mas pode perder o lugar para algo como Straight Outta Compton, Sicario ou Trainwreck.
Melhor Argumento Adaptado
Alternativas: Brooklyn, The Revenant, Anomalisa, Beasts of No Nation, Mad Max: Fury Road, Trumbo, Star Wars: The Force Awakens, Creed, The End of the Tour
Contem com The Big Short, contem com The Martian e contem com Steve Jobs. Depois, a lista é extensa e bem que a 5.ª vaga entre os argumentos originais daria jeito poder ser usada como 6.ª nos adaptados. Room, Carol, Brooklyn, Trumbo, Creed, Anomalisa, The End of the Tour... é muita coisa.
Entre os Filmes de Animação, Inside Out e Anomalisa hão-de constar, muito distanciados em termos de qualidade dos seus adversários; e nos candidatos a Melhor Filme Estrangeiro, o húngaro Son of Saul é presença certa, acompanhado provavelmente por Mustang (França), sendo A War (Dinamarca), Labyrinth of Lies (Alemanha), Viva (Irlanda), Embrace of the Serpent (Colômbia) e Theeb (Jordânia) alguns dos candidatos ao trio de vagas restantes. Nos Documentários, Amy e The Look of Silence são dois dos nomes a reter.
Na Fotografia, Emmanuel Lubezki (The Revenant) segue com excelentes condições de conseguir a terceira vitória consecutiva, enquanto Roger Deakins (Sicario) está bem posicionado para a sua 13.ª nomeação... sem nunca ter ganho. E ainda há quem fale de DiCaprio. Para além de The Revenant e Sicario, também Mad Max: Fury Road e Carol são altamente prováveis, e optamos por não arriscar em relação ao último lugar.
Na Edição, The Big Short, Mad Max: Fury Road e The Revenant devem estar entre os 5 nomeados; em termos de Banda Sonora Original, The Hateful Eight e Carol constarão certamente, Inside Out merecia constar e poderá consegui-lo, algo que não é tão certo em relação a The Revenant, que também justificava a nomeação.
Sobram ainda diversas categorias (edição e mixagem de som, melhor canção original, melhores efeitos, design de produção, figurino, etc.), mas sobre essas pronunciar-nos-emos apenas quando realizarmos as nossas previsões finais em termos de vencedores, muito provavelmente a 27 de Fevereiro, véspera dos Óscares.
Na Fotografia, Emmanuel Lubezki (The Revenant) segue com excelentes condições de conseguir a terceira vitória consecutiva, enquanto Roger Deakins (Sicario) está bem posicionado para a sua 13.ª nomeação... sem nunca ter ganho. E ainda há quem fale de DiCaprio. Para além de The Revenant e Sicario, também Mad Max: Fury Road e Carol são altamente prováveis, e optamos por não arriscar em relação ao último lugar.
Na Edição, The Big Short, Mad Max: Fury Road e The Revenant devem estar entre os 5 nomeados; em termos de Banda Sonora Original, The Hateful Eight e Carol constarão certamente, Inside Out merecia constar e poderá consegui-lo, algo que não é tão certo em relação a The Revenant, que também justificava a nomeação.
Sobram ainda diversas categorias (edição e mixagem de som, melhor canção original, melhores efeitos, design de produção, figurino, etc.), mas sobre essas pronunciar-nos-emos apenas quando realizarmos as nossas previsões finais em termos de vencedores, muito provavelmente a 27 de Fevereiro, véspera dos Óscares.