Filme: The Lord of the Rings
Actor: Sean Astinpor Miguel Pontares
Um gordinho herói.
Ao longo desta escalada com 100 personagens podem esperar mais elementos do épico O Senhor dos Anéis de Peter Jackson, a dar vida ao universo Tolkien.
O escritor inglês criou um mundo sem igual, repleto de raças únicas e figuras marcantes. A Terra Média ganhou vida com três filmes lançados em 2001, 2002 e 2003 e cuja qualidade já todos conhecemos - avaliados no IMDb em 8.8, 8.8 e 8.9, e perfazendo uma soma de 17 (!) óscares conquistados. Torna-se cómico quando percebemos que, racionalmente, até podiam ter ganho mais.
Entre elfos com pontaria afinada, homens destinados a serem reis, anões barbudos e feiticeiros emblemáticos, Samwige Gamgee (Sean Astin) - um hobbit pacato e cuja missão é ser o ajudante do portador do Anel, Frodo Baggins - acaba por ser uma das personagens mais simples. Não tem nada que o distinga particularmente, a não ser a sua animosidade por Gollum, com desaguisados sobre como cozinhar um coelho ou sobre um pão élfico. Samwise Gamgee inicia 'The Lord of the Rings' como um hobbit que nunca se aventurou para longe do seu Shire, mas no fim regressa com a maior das aventuras para contar.
Leal, honesto, dedicado e amigo do seu amigo. Podia definir-se assim aquele que pode ser de certa forma considerado o verdadeiro herói em O Senhor dos Anéis. Frodo não o é certamente, e Aragorn e Gandalf talvez não reúnam tantos argumentos como Sam, embora a missão seja levada a cabo pela Irmandade, por um conjunto de personagens. Sejamos realistas, Sam matou Shelob, uma aranha gigante da qual muitos de nós fugiríamos a sete pés, resistiu sempre ao poder do Anel, resgatou Frodo de uma torre repleta de orcs e carregou o seu amigo Frodo até ao fim (I can't carry it for you, but I can carry you!).
Basicamente, Sam é um herói improvável, um hobbit de coração puro e cujo sentido de amizade não conhece limites. Sem ele, "Mr. Frodo" não teria completado a sua tarefa, e a Terra Média não teria dito adeus a um olho inflamado chamado Sauron.
No final, e sem que a Terra Média lhe desse o merecido crédito, Samwise Gamgee regressa ao Shire. E fica com a sua Rosie Cotton como sonhara. Mas não regressa o mesmo, regressa sendo uma das 100 Melhores Personagens de Filmes.
Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.