Filme: To Kill a Mockingbird
Actor: Gregory Peckpor Miguel Pontares
Um Clássico. Um herói norte-americano a preto e branco.
Atticus Finch, a personagem que valeu a Gregory Peck o óscar de Melhor Actor em 1963, é o tipo de pessoa a que ninguém pode apontar o dedo. Pela sua coerência, pela sua coragem e por ser um homem de ideais correctos numa sociedade adulterada e preconceituosa.
Em To Kill a Mockingbird, o filme que adaptou a obra da escritora Harper Lee e que estreou Robert Duvall no grande ecrã, há a perspectiva inocente através dos filhos ("Scout" e Jem) de Atticus e há a opinião de uma comunidade racista. No meio, há Atticus Finch, um pai viúvo que tenta educar os dois filhos com os valores certos, enquanto profissionalmente exerce funções de advogado em Maycomb.
Essencialmente, para além de todas as pequenas lições/ ensinamentos sobre a vida e o Homem que Atticus vai dando à filha Jean Louise "Scout", Atticus Finch define-se em dois grandes momentos, depois de ser nomeado como advogado de defesa de Tom Robinson, um homem negro acusado de violar uma jovem. O primeiro momento em que Atticus se mostra desenquadrado de uma comunidade imoral é quando protege Tom de uma manifestação de populares que tinham por objectivo fazer "justiça" pelas próprias mãos relativamente a Tom Robinson; mais tarde é em tribunal que, na defesa de Tom, Atticus Finch tem o seu discurso: desde To begin with, this case should never have come to trial até In the name of God, believe Tom Robinson. Nas suas alegações finais, Atticus não só mostra como o seu cliente é inocente, como atribui a culpa a muitas das pessoas presentes no tribunal.
No final, Atticus não consegue evitar que o inocente Tom Robinson seja "assassinado pelo sistema" mas consegue passar aos seus filhos conceitos básicos para a vida. O que é ter carácter, o que é escolher o caminho correcto, mesmo que por vezes ele não seja o mais fácil.
Atticus Finch é o advogado que todos os advogados devem aspirar a ser, um bom pai, e um homem que compreende como poucos o que significa a palavra Honra.
← Anterior (86) Seguinte (84) →
Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.