Os Producers Guild of America anunciaram hoje o leque de 10 filmes que disputarão o título de Filme do Ano na 25.ª edição dos PGA Awards. A importância desta lista deve-se ao facto da inegável correlação entre os habituais filmes vencedores de óscares e vencedores deste prémio, segundo consta pela similaridade de elementos no painel de votação. Recordamos que, por exemplo entre 2008 e 2013, os vencedores dos PGA foram 'No Country For Old Men', 'Slumdog Millionaire', 'The Hurt Locker', 'The King's Speech', 'The Artist' e 'Argo'. E os vencedores dos óscares foram... exactamente os mesmos 6.
Ora, por isso mesmo normalmente saber o vencedor dos PGA é saber antecipadamente o vencedor da máxima estatueta dourada e assim, os 10 filmes nomeados para este prémio podem aumentar as suas esperanças relativamente a uma nomeação no dia 15 de Janeiro.
Assim sendo, os 10 filmes nomeados foram:
- American Hustle
- Blue Jasmine
- Captain Phillips
- Dallas Buyers Club
- Gravity
- Her
- Nebraska
- Saving Mr. Banks
- The Wolf of Wall Street
- 12 Years a Slave
BPF - As maiores surpresas foram a inclusão de 'Blue Jasmine' de Woody Allen, pelo qual Cate Blanchett será certamente uma das principais candidatas ao óscar de Melhor Actriz e 'Dallas Buyers Club', que embora esteja bem colocado a nível de interpretações (Matthew McConaughey e Jared Leto) não se supunha que pudesse ter tantas aspirações no seu todo como filme. Os grandes derrotados, nestes PGA, podem-se considerar os irmãos Cohen e o seu 'Inside Llewyn Davis'.
Claro está que a ligação entre os PGA e os Óscares é significativa mas não total, portanto os filmes nomeados a 15 de Janeiro poderão ter algumas diferenças, mas certamente ficam aqui alguns indícios significativos porque é garantido que serão mais as similaridades.