Balanço Final - Liga NOS 18/ 19
A análise detalhada ao campeonato em que houve um antes e um depois de Bruno Lage. Em 2018/ 2019 houve Reconquista.
Prémios BPF Liga NOS 2018/ 19
Portugal viu um médio carregar sozinho o Sporting, assistiu ao nascer de um prodígio, ao renascer de um suiço, sagrando-se campeão quem teve um maestro e um velocista.
Balanço Final - Premier League 18/ 19
Na melhor Liga do mundo, foram 98 contra 97 pontos. Entre citizens e reds, entre Bernardo Silva e van Dijk, ninguém merecia perder.
Os Filmes mais Aguardados de 2019
Em 2019, Scorsese reúne a velha guarda toda, Brad Pitt será duplo de Leonardo DiCaprio, Greta Gerwig comanda um elenco feminino de luxo, Waititi será Hitler, e Joaquin Phoenix enlouquecerá debaixo da maquilhagem já usada por Nicholson ou Ledger.
21 Novas Séries a Não Perder em 2019
Renasce The Twilight Zone, Ryan Murphy muda-se para a Netflix, o Disney+ arranca com uma série Star Wars e há ainda projectos de topo na HBO e no FX.
31 de março de 2012
Garganta Afinada. Top 20 ( nº 67 )
29 de março de 2012
Sporting 2 - 1 Metalist
Depois de várias notícias que insinuavam que Izmailov, Diego Capel e até Daniel Carriço não iriam jogar hoje por terem estado ausentes dum treino, acabaram por jogar todos. Segundo o Sporting avançou há pouco Izmailov e Capel estavam em dúvida devido a uma gastroenterite e Carriço teve uma faringite. Ou então foi tudo "bluff". O Sporting apresentou-se com o seu melhor onze neste momento, disposto a lutar contra a equipa com o ataque mais concretizador da Liga Europa. O Metalist dispôs-se em campo como seria expectável, deixando Marko Devic para ser lançado na 2ª parte, como costuma resultar.
Na 1ª parte assistiu-se a um jogo muito disputado a meio-campo e alguns jogadores do Sporting iam cometendo alguns erros, deixando fugir Cristaldo e sobretudo Taison, em lances que acabavam normalmente serenados, veja-se bem, por Polga. Não se pode escrever muito e gabar muito a primeira parte, até pensando no que trouxe o segundo tempo. Os primeiros 45 minutos ficaram marcados pelo entrosamento táctico das 2 equipas, por muitas perdas de bola e recuperações de bola de parte a parte, com ligeiro ascendente do Metalist e boas exibições de Cleiton Xavier, Obradovic e Daniel Carriço.
O Sporting ganhou confiança com o golo e começou a soltar a criatividade dos elementos da frente, tendo Matías rematado forte e com perigo para boa defesa de Goryainov. Até ao segundo acontecimento marcante do jogo, foram exibidos muitos cartões (Carriço em falta bem feita, Cleiton Xavier, Gueye entre outros) e foi precisamente duma falta à entrada da área cometida por Papa Gueye que resultou o golo de Insúa. Livre frontal, Schaars deu um ligeiro toque e Insúa encheu o pé para um 2-0 muito festejado. Grande ambiente em Alvalade por essa altura.
O Metalist ia criando perigo, assumindo a posse de bola e pondo Rui Patrício à prova. Evitou o golo de Taison, evitou (numa grande defesa) o golo de Devic, tirou o golo a Sosa e depois novamente a Devic. No início do tempo de compensação, Rui Patrício fez mais uma grande defesa a um remate de meia distância e na recarga acabou mesmo (infelizmente) por derrubar Devic. Na conversão da grande penalidade, Cleiton Xavier não vacilou e deixou o Metalist com hipóteses de passar. O Sporting ganhou, o que é obviamente bom, mas ficou aquela sensação de que o 2-0 esteve tão perto, e deixaria a balança bastante mais favorável para o Sporting.
De qualquer forma, o Sporting mostrou bom futebol (na segunda parte) e, apesar de não contar com Carriço na segunda mão, está melhor posicionado para passar. O Metalist vai dificultar a vida ao Sporting mas a boa notícia é que, até aqui, a equipa ucraniana revelou-se na maioria das vezes mais perigosa fora de portas. Uma coisa é certa, vai ser um bom jogo de futebol na próxima quinta-feira. E esperemos que o Sporting continue a ganhar pontos para o nosso país.
No jogo de hoje, o Metalist teve em Taison o seu maior desequilibrador. Foi uma dor de cabeça para João Pereira e, apesar da sua apetência para fugir bem no flanco, acho que lhe faltou pisar zonas mais centrais (num 4-4-2 mais assumido ao lado de Devic ou Cristaldo). Obradovic fez uma boa primeira parte, mas caiu muito na segunda, tal como Cleiton Xavier que tacticamente esteve impecável nos primeiros 45 minutos, sendo que acabou por marcar de penalty o golo que deixa a eliminatória em aberto. Cleiton Xavier que foi jogador do Sporting, mas que nunca jogou oficialmente.
No Sporting o colectivo hoje foi forte, na segunda parte claro. João Pereira acabou por ser o elemento com a prestação menos positiva, fruto do bom jogo de Taison. Rui Patrício não merecia ter cometido o penalty que cometeu e ter sofrido o golo que sofreu. Espero que defenda a baliza de Portugal no Euro-2012 como fez hoje. Schaars já se sabe que nunca dá para criticar, pela regularidade e precisão em tudo o que faz, associada à sua entrega, Matías só apareceu na segunda parte no melhor período do Sporting, tal como Capel, Izmailov apareceu no sítio certo para desbloquear o jogo, Daniel Carriço fez um enorme jogo (acho mesmo que é melhor médio defensivo do que central) e Insúa foi o homem do jogo. Esteve nos 2 golos e personificou bem a vontade do Sporting em seguir em frente. Ver Emerson na terça-feira e ver o Insúa hoje… MP
PS: Bons golos de Salvio, Holman (AZ), o 2º de Raúl e os dois últimos golos do Bilbao.
Treinador: Myron Markevich
Tenho a Barba Por Fazer e estes Filmes Deves Ver
Sugerir “Shame” espero que não me rotule como obsessivo/ compulsivo em sexo como a personagem de Michael Fassbender neste filme. Steve McQueen fez um filme que em alguns momentos se torna muito parado, mas que no geral consegue mostrar bem a cabeça duma pessoa obcecada em sexo, fruto duma infância perturbadora (cuja génese da perturbação nunca é revelada). Brandon Sullivan (Michael Fassbender) é um empresário bem-sucedido de 30 e tal anos de Nova Iorque, cuja vida se pauta pela rotina e por padrões comportamentais diários, desconhecendo toda a gente que ele se debate todos os dias com uma compulsão sexual que o torna completamente dependente, impedindo-o de manter uma relação normal com uma mulher e perdendo o controlo ao deparar-se com todo o tipo de emoções. A chegada de Sissy (interpretada por Carey Mulligan), irmã de Brandon, também ela perturbada mentalmente, adultera todo o critério e rigor presentes no dia-a-dia de Brandon e impede-o de ser como é (masturbar-se constantemente, ver ponografia, seduzir mulheres unicamente para alimentar o seu vício, etc.), o que o transtorna e fá-lo desesperar.
28 de março de 2012
Novo Anúncio BES - Mudança de Vida
Não interessa se és novo ou velho, se tens muito ou pouco.
Não interessa donde vens, mas sim para onde vais.
Na tua vida, há um momento.
Um momento em que percebes que essa vida é tua, que podes mudá-la,
Um momento em que decides ter o futuro nas mãos, torná-lo mais teu.
Agarra esse momento. Aproveita-o. Trilha o teu caminho. Acredita em ti.
No teu potencial.
Porque há um dia na tua vida em que decides mudar a vida.
Garganta Afinada. Top 20 ( nº 66 )
27 de março de 2012
Benfica 0 - 1 Chelsea
A segunda metade começou com um lance extremamente perigoso para a baliza de Petr Cech. Lançamento longo de Maxi Pereira, Meireles acaba por amortecer para Cardozo e o paraguaio puxou o pé atrás e mandou um valente patardo de força que só foi parado pelo peito de David Luiz muito perto da linha de golo. Depois, provou-se mais uma vez que os árbitros de baliza não servem para nada a não ser para serem pagos. Maxi insiste pela direita, tenta um cruzamento e Terry acaba por cortar a bola com a mão. E este momento remontou-me a 28 de Março de 2006, quando o jogador do Barcelona Thiago Motta cortou a bola com a mão dentro da área. Esta grande penalidade também não foi assinalada apesar de, como a de Terry, todos terem visto (a capa do jornal Record até continha o título «Eu vi. Tu viste. Ele não viu.»). Praticamente no lance a seguir, Luisão não saltou e deixou a bola passar para o espanto de Jardel. Mata aproveitou, tirou Artur do caminho e rematou ao poste. Luisão ficou a "puxar as orelhas" a Jardel, mas o erro foi do capitão ao ter deixado passar a bola sem nada ter dito. O Benfica não desistia e continuava à procura do golo. Gaitán, que até esteve bem no jogo, centrou e Jardel obrigou Cech a uma boa defesa num bom cabeceamento.
Posto isto, os destaques vão sobretudo para a defesa do Chelsea que esteve exemplar. David Luiz fez um jogo extraordinário e foi o melhor em campo. Mikel segurou bem o meio campo e Ramires correu, correu, correu e correu. Grande jogo de outro ex-jogador do Benfica. Quando Torres se encostava a Mata, saíam alguns pormenores interessantes. No lado do Benfica, Maxi Pereira jogou como sempre com muita raça e querer suando a camisola até não poder mais. Jardel esteve exemplar. Parou muitas vezes Fernando Torres e no jogo aéreo também esteve muito bem. Gaitán estava em noite «Sim» e era uma carga de trabalhos para a defensiva do Chelsea. Aimar saiu demasiado cedo (no meu entender), mas até à sua saída livrava-se bem dos jogadores do Chelsea, criando alguns espaços. Witsel também não esteve mal, segurou bem o meio campo, porém, pedia-se que arriscasse mais.26 de março de 2012
Braga 2 - 1 Académica
Diogo Valente teve também que sair, entrando Saulo, e logo a seguir quando o placar marcava os 62 minutos aconteceu o momento do jogo - David Simão viu-se com a bola à entrada da área do Braga e encheu o pé para um grande golo sem hipóteses para Quim. Um remate a 106km/h, que acabou por virar o jogo animicamente.
A verdade é que a partir daí, tirando um cabeceamento de Nuno André Coelho, só deu Académica. Nos 10 minutos finais, azar da Académica e mérito da defensiva bracarense e de Quim permitiram que o resultado se mantivesse em 2-1. Primeiro, após um canto Reiner e Edinho não conseguiram rematar no meio duma grande confusão. Depois, após um canto um jogador da Académica cabeceou ao poste e logo no minuto seguinte Quim fez uma defesa que valeu pontos, após cabeceamento de Reiner. O jogo acabou num grande ambiente e os jogadores do Braga festejaram efusivamente o facto de estarem em 1º lugar da liga.
A Académica podia até ter chegado ao empate, mas quem ganhou foi o Braga, que no conjunto do jogo teve realmente mais oportunidades, dominou toda a 1ª parte e marcou mais golos.
Braga 2 - 1 Académica
Garganta Afinada. Top 20 ( nº 65 )
25 de março de 2012
Paços de Ferreira 1 - 1 Porto
Pouco depois surgia a melhor oportunidade do jogo. Lucho, solto de marcação, tentou o chapéu, mas Cássio fez uma brilhante defesa, desviando o remate para fora. Eis que começavam os falhanços de Janko. Primeiro, servido na perfeição por Hulk, atira ao lado com a baliza à sua mercê. Depois, após remate de Hulk, o austríaco atirou para fora na recarga. Entre os dois falhanços, Luisinho levou amarelo por supostamente ter simulado uma grande penalidade que podia muito bem ter sido marcada. Sapunaru coloca o braço na cara do defesa esquerdo e puxa-a para trás até este cair. Portanto, o amarelo nunca deveria ter sido mostrado. Até ao final da primeira metade o jogo diminuiu de intensidade, não tendo havido grandes oportunidades de golo.
Eis que Melgarejo decide mostrar que o Paços estava vivo e que quer ajudar o seu clube (estará certamente no plantel de 2012/13) na classificação. Canto batido por Josué e Melgarejo completamente sozinho cabeceia para o fundo da baliza. Até ao fim do encontro, a equipa de Paços de Ferreira resguardou-se na defesa e não permitiu que o Porto fizesse o golo da vitória.
Paços de Ferreira: Cássio; N. Santos, Anunciação, Ricardo, Luisinho; V. Emanuel(Josué), A. Leão, L. Carlos; Alvarez(Caetano), Michel(Cohene), Melgarejo.24 de março de 2012
Sporting 1 - 0 Feirense
Surgia então uma parte em que o Feirense se tornava mais atrevido, mas a verdade é que não houve nenhuma oportunidade clara de golo. O Sporting ainda teve uma oportunidade de golo vinda dos pés de João Pereira, após bom trabalho de Izmailov, mas Paulo Lopes estava atento. Sá Pinto ia perguntando a seu jogador Marat se estava bem, pois parecia estar queixoso. Contudo, ao que parece, o russo Marat deve ter dito que estava rijo e continuou em campo. Terminava a primeira parte em Alvalade.




















.gif)
