16 de março de 2012

Sorteio Liga Europa (Quartos e Meias-finais)

O sorteio da Liga Europa realizou-se ao meio dia (hora portuguesa) e ditou um dos adversários que provavelmente o Sporting desejaria. O Metalist é mais acessível que Athletic Bilbao ou Schalke 04, mas a verdade é que é uma equipa com a qual o Sporting não pode vacilar, pelo ataque muito forte (como mostra o facto de ser o melhor ataque da Liga Europa com 25 golos, uma média de 2,5 por jogo) e com várias soluções que tem para o último terço do campo. A vantagem está, precisamente, no facto do Metalist ser uma equipa um pouco desequilibrada, defensivamente não é tão capaz. A verdade é que depois de eliminar o City, o Sporting pode e deve-se considerar muito em capaz de jogar olhos nos olhos seja contra quem for e acredito que Sá Pinto saberá colocar a equipa a abordar o Metalist de forma séria, conseguindo seguir para as meias-finais da prova. 

Quartos-de-final:

AZ Alkmaar - Valência

Schalke 04 - Athletic Bilbao
Sporting - Metalist
Atlético Madrid - Hannover 96

    O sorteio ditou um AZ Alkmaar – Valência, jogo no qual o Valência leva vantagem à partida, mas a verdade é que este AZ Alkmaar é uma equipa motivada, que lidera a liga holandesa e defende bem (mas a verdade é que, na Europa, o Valência, o Atlético Madrid e o Sporting, já agora, são equipas que também defendem bem).    
    O jogo grande dos quartos será claramente o Schalke 04 contra o Athletic Bilbao (para mim a equipa favorita a ganhar a Liga Europa, depois dos resultados dos oitavos, apesar de preferir que ganhe o Sporting) – um jogo que colocará frente a frente uma equipa alemã que tem em Huntelaar, apoiado pelo experiente Raul, o jogador em melhor forma na prova. Provavelmente inspirado pelo momento de forma do compatriota van Persie. Já o Athletic Bilbao é o exemplo que todos sabemos – todos espanhóis, todos bascos e a verdade é que praticam um futebol mais interessante e apaixonante do que as outras equipas nestes quartos. Trocam a bola quase como um Barcelona, só que ainda nunca ganharam “nada” então os índices de motivação, garra e vontade de marcar golos são maiores. Quem faz o que o Bilbao fez ao Manchester United… tem que ser levado em conta. Llorente, Muniain, Susaeta, Javi Martínez e Ander Herrera, entre outros, são para mim favoritos a eliminar o Schalke.

    Ao Atlético Madrid, de Tiago, Pizzi, Falcao, Salvio e Sílvio, calhou a equipa que, a meu ver, está num patamar inferior a todas as outras, o Hannover 96 do português Sérgio Pinto. Quando se tem um plantel como o do Atlético Madrid, que vem solidificando um modelo de jogo e conseguindo uma defesa mais segura, a obrigatoriedade de eliminar o Hannover é muita.

    Face ao emparelhamento ditado para as meias-finais, poderemos muito bem ter 4 equipas ibéricas nas meias-finais (3 delas espanholas), imaginando que se jogará um Valência-Atlético Madrid e um Sporting-Athletic Bilbao. Basicamente, as eliminatórias AZ-Valência e Schalke-Bilbao são as mais equilibradas. Quanto ao Sporting, que jogue como jogou com o City e com o Guimarães nestes últimos 3 jogos e com certeza que Sosa, Taison, Cristaldo, Cleiton Xavier e Devic serão sucumbidos por uma equipa sportinguista que se tem revelado madura, unida, aguerrida e inteligente – com Izmailov e Matías em forma, a música é outra.

    Boa sorte Sporting, “mata” esses ucranianos, se faz favor. MP

0 comentários:

Enviar um comentário