16 de março de 2012

Sorteio Champions League (Quartos e Meias-finais)

Aconteceu esta manhã, pelas 10h45, o sorteio da Liga dos Campeões. O sorteio pode-se considerar positivo para a equipa portuguesa, o Benfica, considerando que escapou a Real Madrid, Barcelona e Bayern. Pela frente, o Benfica terá a equipa de David Luiz e Ramires, o Chelsea. Pena já não ser com Villas-Boas. Pode-se dizer, como já li algures, que Deus fez a vontade a Jesus, dando-lhe o Chelsea que ele tanto queria.

Quartos-de-final:


APOEL - Real Madrid

Marselha - Bayern
Benfica - Chelsea
AC Milan - Barcelona

    O sorteio ditou um jogo fácil para o Real Madrid, um Marselha-Bayern no qual (em Munique) ficará bem expressa a diferença de qualidade e poder entre as equipas, um Benfica-Chelsea que se pode considerar uma eliminatória equilibrada, pondo na balança a qualidade de futebol do Benfica e a História recente do Chelsea. O jogo grande dos quartos-de-final é o AC Milan – Barcelona, sendo que o Barcelona já saberá que na 2ª mão poderá ter sempre a ajuda do costume. Em todo o caso, Ibrahimovic pela qualidade que tem, associada aos problemas que teve no Barça com Guardiola, e o facto do Milan não sofrer muitos golos e apresentar-se confiante e vitorioso em Itália poderá ditar um jogo sofrido para a equipa da Catalunha. De qualquer forma, quem tem Messi, Xavi e Iniesta, tem vantagem.

    O Benfica tem o handicap de jogar a 2ª mão fora, em Stamford Bridge, mas tem boas hipóteses de passar esta fase. Esperemos que David Luiz mostre qual o seu verdadeiro clube, marcando um hat-trick ao Cech e que os “velhos” do Chelsea (Drogba, Lampard, Terry) não se matem a correr para conseguirem a Champions que nunca conquistaram. Tendo em atenção Drogba, Mata e eventualmente Sturridge, o Benfica pode muito bem seguir para as meias. Marselha e APOEL eram mais aconselháveis, mas o Chelsea estava claramente no grupo dos aceitáveis.

    A nível de meias-finais, já se sabe que o vencedor do APOEL-Real jogará com o vencedor do Marselha-Bayern, o que à partida indicará uma excelente meia-final entre a equipa de Mourinho e o Bayern de Robben, Gomez, Schweinsteiger e Ribery. O Benfica, caso consiga ultrapassar o Chelsea (como esperamos) jogará com o vencedor do Milan-Barcelona, o que seria um enorme desafio, mas nos quartos e meias-finais duma Champions não há equipas fáceis. E perante um Barcelona ou um Milan a postura teria que ser semelhante à que o Sporting teve perante o City, do ponto de vista mental (Nélson Oliveira e Rodrigo encaixavam bem com a defesa do Barcelona… permitam-me sonhar). 
    Ainda fica a curiosidade de Barcelona, Bayern, Chelsea e Real (que supostamente entre este lote de equipas serão as quatro com maior peso na História futebolística europeia dos últimos 5 anos) irem jogar todos a 2ª mão no conforto de seu lar. Se tivesse que apostar, indicava Real Madrid-Bayern e Benfica-Barcelona nas meias-finais. Mas primeiro há que pensar no Chelsea que, apesar de não jogar muito à bola, é experiente e matreiro. É de referir ainda que, tanto Benfica como Chelsea terão calendários apertados e com jogos interessantes próximos dos jogos entre si, que poderão também influenciar positiva ou negativamente do ponto de vista anímico: Benfica (27Mar Chelsea, 1Abr Braga, 3Abr Chelsea, 7Abr Sporting) e o Chelsea (21Mar City, 24Mar Tottenham, 27Mar Benfica).

Os jogos dos quartos-de-final realizam-se a 27/28 de Março e 3/4 de Abril.

Boa sorte Benfica, ter-nos-ás algures na bancada. MP

0 comentários:

Enviar um comentário