18 de novembro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 12

Que alívio. Os compromissos internacionais terminaram por fim, e desta vez só nos voltaremos a cruzar em Março com este período de perda de rotinas e sempre tão promíscuo em termos de lesões.
    Até ao final de 2016, a Premier League é uma verdadeira avalanche de intensidade, com 8 jornadas por disputar (não há melhor exemplo do que o Liverpool ter calendarizado um jogo com o Manchester City às 17:30 de dia 31 e uma deslocação ao Sunderland às 15:00 de dia 2 de Janeiro para se perceber quão apertada é a vida dos clubes ingleses). A paragem para as Selecções acabou por ser negativa para Chelsea e Liverpool, as duas equipas em melhor momento colectivo e que certamente quererão retomar já nesta ronda o nível apresentado nas últimas; para o Manchester City é uma oportunidade de fazer um novo reset (só uma vitória nas últimas 5 jornadas), embora as maiores expectativas da jornada estejam guardadas para o primeiro jogo - o Arsenal, com mais 6 pontos do que o Manchester United, desloca-se a Old Trafford às 12:30 de Sábado e num jogo em que Mourinho não contará com Ibrahimovic (castigado) bem como Bailly, Smalling e possivelmente Shaw e Rooney.
    Nesta jornada 12 é particularmente importante que contem com um banco com soluções, uma vez que as possíveis baixas de jogadores importantes (Diego Costa, Coutinho, Hazard, Sánchez) podem precipitar uma ou duas surpresas desagradáveis na hora de consultar os onzes iniciais. Antes de recordarmos os melhores jogadores da última ronda e analisarmos potenciais destaques individuais nesta, relembramos apenas o momento do Chelsea de Antonio Conte - os blues visitam o Middlesbrough, com a equipa de Karanka a revelar-se bastante coesa em termos defensivos, numa fase em que Hazard, Diego Costa, Pedro e companhia vêm de 5 vitórias consecutivas, com zero (!) golos sofridos e 16 marcados.
    Não é por isso surpresa que na ronda 11 alguns dos principais destaques tenham estado em Stamford Bridge. Na goleada por 5-0 ao Everton, Eden Hazard (19 pontos) marcou por duas vezes e assistiu, tornando-se assim o jogador mais pontuado e entretanto o mais transferido, sobretudo à custa de Sterling e Sánchez. Simplesmente fantástico o momento de Hazard, agora mais solto e a ocupar terrenos centrais, com 5 golos e duas assistências nos últimos 4 jogos. Pedro (16 pts) e Marcos Alonso (13 pts) brilharam ao lado do belga, numa ronda que teve ainda como destaques Ibrahimovic, Roberto Firmino, Snodgrass, Defoe e Gudmundsson.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 12.ª jornada são:

Romelu Lukaku - Everton - 9.9
    É sempre incrível quando pensamos que Lukaku tem ainda 23 anos, talvez pela regularidade que apresentou desde tão cedo, com 60 golos marcados nas últimas 4 épocas na Premier League.
    Com um registo de 18-10-15-17 ao serviço de Everton e WBA, os 7 golos em 11 jornadas de Romelu deixam antever que esta tem tudo para ser a sua melhor época em termos de golos. Orientado por Koeman, o ponta-de-lança desenvolveu uma parceria com o carteiro Bolasie e, depois de bisar pela Selecção nos dez minutos finais contra a frágil Estónia, a confiança estará em altas para defrontar um Swansea (penúltimo classificado, em igualdade pontual com o Sunderland) cuja defesa não inspira qualquer confiança e que pode muito bem tornar-se último nesta jornada.
    Se antes os swans contavam com Ashley Williams, agora a representar precisamente o Everton, desta vez prespectivar o encontro de Lukaku com uma linha composta por Naughton, van der Hoorn, Mawson e Kingsley deixa água na boca de quem queira oferecer a Lukaku a braçadeira de capitão.


Roberto Firmino - Liverpool - 8.7
    Com Coutinho e Lallana em dúvida depois dos compromissos internacionais da CONMEBOL e UEFA respectivamente, o brasileiro Roberto Firmino emerge como uma escolha apelativa quando o Liverpool visitar o Southampton. Os saints têm um histórico recente negativo contra o Liverpool, porventura melindrados pela quantidade de jogadores que viajaram de St. Mary's para Anfield (Lallana, Lambert, Lovren, Clyne e Mané) e para o jogo deste Sábado resta saber se Klopp contará realmente com as suas escolhas habituais (Coutinho é "só" o 2.º jogador com mais pontos no Fantasy e para muitos o destaque nº 1 desta Premier League até à data) ou se se verá obrigado a alterar inclusive algumas peças-chave que modifiquem a forma de jogar. Vejamos, uma coisa é alinhar com o trio assustador para qualquer defesa Coutinho, Firmino e Mané; outra será, não tendo Coutinho e Lallana, colocar Wijnaldum e lançar Sturridge no onze, dando à equipa uma referência diferente.
    Seja como for, Roberto Firmino, que o Hoffenheim admitiu contratar com base no FM, parece estar de pedra e cal no 11 inicial e, depois de marcar 1 e fazer duas assistências contra o Watford, a tendência é continuar em grande.


Marcos Alonso - Chelsea - 6.0
    Já aqui falámos sobre o que mudou no Chelsea - a linha de 3 centrais com David Luiz a ser um líbero que inibiu as suas correrias desenfreadas e que só se preocupa em defender, vendo Azpilicueta e Cahill terem inclusive mais bola; Hazard e Pedro mais próximos de Diego Costa e com menos responsabilidades defensivas, e a dupla Matic-Kanté a equilibrar tudo no meio do jogo, com a tarefa facilitada pelo esquema bem assimilado por todos a permitir-lhes desequilibrar os adversários progredindo no corredor central.
    Todas estas observações são factos, e todas contribuiram para as 5 vitórias recentes com 16 golos marcados e nenhum sofrido. Com Victor Moses a ser uma revelação a ala direito, não se pode dizer que haja o mesmo grau de surpresa relativamente a Marcos Alonso. O espanhol, já habituado a actuar num sistema similar ao serviço da Fiorentina de Paulo Sousa, merecia um clube desta dimensão e tem mostrado ser um dos melhores do mundo na sua posição na actualidade - às 5 clean sheets, Alonso juntou ainda um golo e uma assistência, tentando vários passes para golo por jogo.
    Uma coisa é certa. Até agora, desde que Marcos Alonso entrou no 11, o Chelsea não sofreu qualquer golo. E começa a fazer todo o sentido ter Alonso, David Luiz, Cahill ou Azpilicueta.


Matt Phillips - West Brom - 5.1
    Com um calendário interessante a curto-prazo, o WBA pode ser uma equipa boa para apostar no ataque, para além da mais tradicional confiança defensiva (ter McAuley, Dawson ou Foster).
    Actualmente no 11.º lugar, os comandados de Pulis reagiram bem à goleada (4-0) imposta pelo City de Guardiola, vencendo no terreno do campeão Leicester. Matt Phillips, com 1 golo e uma assistência, foi a principal figura do jogo e recordou-nos da importância que pode ter no esquema do West Brom, principalmente quando não houver Chadli.
    O ex-QPR nunca primou pela regularidade, mas numa fase em que faz sentido tê-lo a ele ou Rondón, ou Chadli (se recuperar) ou ainda o regressado Brunt, basta verificar os jogos para perceber porquê: Burnley, Hull, Watford e Swansea no espaço dos próximos 5 jogos, com 3 destes jogos em casa... promete.


Jordan Pickford - Sunderland - 4.1
    Pouco há a dizer sobre Pickford. Nenhum guarda-redes se tem destacado tanto nesta Premier League como Heaton (Courtois já está próximo do britânico em termos de pontos, mas graças às clean sheets nas quais não tem tido tanta responsabilidade assim) e em termos de defesas o jovem Pickford só perde mesmo para o guardião do Burnley.
    No equilíbrio entre ter um guarda-redes barato mas que garanta pontos com regularidade, Heaton e Pickford continuam a ser as opções mais inteligentes. O preço de 4.1 de Pickford (22 anos), já chamado à Selecção principal, permite gerar folga orçamental para investir noutros sectores. Só que desta vez, com o Sunderland a receber um Hull City que terá ainda assim Snodgrass muito motivado, não é tão impossível assim garantir uma clean sheet e deixar o Swansea como 20.º.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza, embora o embate entre Ben Foster (4.7) e Tom Heaton (4.8) prometa, por esta altura o mais seguro é mesmo confiar que Thibaut Courtois (5.5) conseguirá nova clean sheet. O belga fez apenas 17 defesas até agora, mas a verdade é que até agora só o Sunderland marcou menos do que o Middlesbrough.
    Maarten Stekelenburg (5.1) tem também boas hipóteses de terminar sem golos sofidos, sobretudo de Sigurdsson for bem controlado, e embora desconfiemos do potencial ofensivo do Bournemouth, Lee Grant (4.1) tem algumas chances de ter um bom jogo.

- Defesas: Na defesa, a referência acima a Marcos Alonso reforça a cada-vez-maior importância de ter alguém do Chelsea na linha mais recuada. Embora tenhamos altas expectativas para Seamus Coleman (5.5), não deixa de ser especial imaginar o reencontro de Ashley Williams (5.1) com os seus antigos companheiros. Patrick van Aanholt (5.0) e Koné são os jogadores com algum potencial no Sunderland-Hull, ganhando o holandês com o potencial ofensivo que oferece à equipa de Moyes.
    Gareth McAuley (4.7) e Kyle Walker (6.1) devem entrar também nas vossas contas para esta jornada.

- Médios: Entre médios e extremos, não deixa de ser curioso que os 3 "médios" com mais pontos estejam todos em dúvida - Eden Hazard (10.1), Philippe Coutinho (8.7) e Alexis Sánchez (11.3). Sem grandes certezas, diríamos que Coutinho é a baixa com maior probabilidade de se materializar. No Chelsea, deixem Pedro na watchlist - o extremo espanhol tem brilhado, embora só em casa.
    Num Manchester United-Arsenal que poderá ser mais aberto fruto das várias possíveis baixas defensivas (Bellerín, Smalling, Bailly, Shaw) Sánchez terá em Mesut Özil (9.6) o principal aliado, podendo o antigo pupilo de Mourinho fazer-lhe a vida negra.
    No City, a nossa tendência é sempre olhar para Kevin De Bruyne (10.8), o jogador com mais assistências do campeonato (8), e de resto temos altas expectativas para Yannick Bolasie (6.1), Joe Allen (5.4) e Christian Eriksen (8.1).

- Avançados: Na frente, e com Diego Costa em dúvida, logo a seguir a Lukaku recomendamos o já crónico Sergio Agüero (13.2). O craque argentino não se desgastou tanto como outros sul-americanos em campo, e tendo 8 golos marcados quererá por certo chegar já nesta jornada à dezena de golos. Contra Dann e Delaney, o jogo pelo ar é para esquecer, mas em ataque organizado o City pode e deverá fazer estragos. Benteke tentará dar um ar da sua graça do lado dos eagles.
    Wilfried Bony (7.3) e Harry Kane (10.7) são jogadores à procura de algo: confiança no caso do primeiro, e índices físicos no caso do segundo. Caso não jogue Diego Costa, acreditamos que Batshuayi irá corresponder, bem como Daniel Sturridge se for titular, e Salomon Rondón (6.5) é um nome a considerar.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Pickford; McAuley, A. Williams, Alonso; Firmino, Allen, Hazard, Sánchez, De Bruyne; Lukaku, Agüero

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Manchester United v Arsenal - Alexis Sánchez; Mesut Özil
Crystal Palace v Manchester City - Sergio Agüero; Ilkay Gündogan
Everton v Swansea - Romelu Lukaku; Ashley Williams
Southampton v Liverpool - Roberto Firmino; Sadio Mané
Stoke City v Bournemouth - Joe Allen; Wilfried Bony 
Sunderland v Hull City - Robert Snodgrass; Patrick van Aanholt
Watford v Leicester City - Jamie Vardy; Troy Deeney
Tottenham v West Ham - Harry Kane; Christian Eriksen
Middlesbrough v Chelsea - Eden Hazard; Marcos Alonso
West Brom v Burnley - Gareth McAuley; Matt Phillips

0 comentários:

Enviar um comentário