Criado por
Steven Zaillian, Richard Price
Elenco
Riz Ahmed, John Turturro, Michael Kenneth Williams, Bill Camp, Poorna Jagannathan, Peyman Moaadi, Jeannie Berlin, Sofia Black-D'Elia
Canal: HBO
Classificação IMDb: 8.7 | Metascore: 90 | RottenTomatoes: 95%
Classificação Barba Por Fazer: 91
- Abaixo podem encontrar Spoilers -
A História:
É a série/ mini-série de 2016.
Se o ano passado tivemos uma grande novidade chamada Mr. Robot, acompanhada por projectos de qualidade como Better Call Saul, Narcos ou Daredevil, neste ano podia-se dizer que o cenário estava um patamar abaixo - surgiram boas séries como Preacher e Stranger Things, não vimos ainda American Crime Story, e veremos o que dão Westworld, Quarry e Taboo. Mas depois, chegou 'The Night Of'.
O novo tesourinho da HBO, baseado na série britânica Criminal Justice, começou a ser preparado em 2012. Steven Zaillian (argumentista de Schindler's List, Moneyball ou The Girl with the Dragon Tattoo) e Richard Price (um dos vários guionistas de The Wire) encabeçaram o projecto desde a sua génese, numa fase em que também estava envolvido James Gandolfini, estando o homem que foi Tony Soprano pensado para assumir o papel de John Stone. A morte de Gandolfini deixou o papel para Robert DeNiro, mas em última instância acabou por ser John Turturro (tão bom vê-lo a ter o tão merecido lugar ao Sol) a sofrer com eczema e a enfrentar a maior das questões: ter ou não ter um gato.
Para quem ainda não viu 'The Night Of', façam um favor a vocês próprios e vão já ver. A sério. E o ponto de partida é este: Nasir Khan (Riz Ahmed), um jovem e naive muçulmano nascido em Queens, de raízes paquistanesas e com ar de quem nunca faria mal a uma mosca, rouba o táxi do pai para poder ir a uma festa, mas acaba por mudar de planos quando uma rapariga (Andrea, interpretada por Sofia Black-D'Elia) entra no táxi. Uma noite de excessos e claramente com mais adrenalina do que os dias habituais de Nasir acaba quando este acorda na cozinha da casa de Andrea, sem se recordar das últimas horas, e dá com ela assassinada na cama, esfaqueada 22 vezes. O pânico leva a que "Naz" acumule erros atrás de erros, e acabe detido e acusado.
Ao longo de 8 episódios, 'The Night Of' questiona o sistema judicial norte-americano, joga com o preconceito e eleva cada espectador ao estatuto de juíz da sentença de Naz, cuja transformação (ou adaptação) na prisão acompanhamos gradualmente. John Stone (John Turturro) é o advogado oportunista que achou que Naz destoava dos seus clientes habituais, Freddy (Michael Kenneth Williams) o presidiário de quem ninguém quer ser inimigo, e Box (Bill Camp) o detective responsável pelo caso. A este trio juntam-se vários suspeitos que surgem com o decorrer da investigação, os pais de Naz e ainda Chandra, uma jovem advogada.
E este é um daqueles casos cada-vez-mais-raros em que palavras como "obra-prima" ou "perfeição" fazem sentido. A dupla Steven Zaillian - Richard Price merece todos os elogios e prémios possíveis, com Zaillian a realizar 7 dos 8 episódios (o 4.º episódio teve ao leme James Marsh, realizador de The Theory of Everything) e o processo a mostrar coesão, consistência e qualidade duma ponta à outra. Escrita, Realização, Edição, Fotografia, a série tem tudo, agigantada num elenco brilhante - Riz Ahmed e John Turturro são os dois principais destaques, mas toda a gente brilha à sua maneira, seja Michael K. Williams (o talismã da HBO) ou nomes menos mediáticos como Bill Camp no papel de Box e Jeannie Berlin, a procuradora Helen.
É bastante redutor resumir alguns pontos fortes estruturais da série, mas aqui fica uma tentativa: brutal capacidade de trabalhar momentos de tensão, deixando-nos verdadeiramente presos, ansiosos, sufocados quase; um cinismo e realismo (chega a parecer um casamento entre The Wire e a primeira temporada de True Detective) acompanhados por um cuidado soberbo com os detalhes; e se começa por ser uma série com um homicídio para ser desvendado, o jogo é rapidamente substituído por um estudo do Homem e da sociedade, e os conceitos de inocente e culpado.
Quando qualquer pedaço de cultura promete ficar connosco e não sair das nossas cabeças depois do seu fim, as vénias têm que ser feitas a todas as partes envolvidas. 'The Night Of' convida-nos a torcer por Naz desde o primeiro momento, cria-nos as dúvidas certas, e dá-nos uma última imagem dele capaz de arrebatar qualquer um.
Se o ano passado tivemos uma grande novidade chamada Mr. Robot, acompanhada por projectos de qualidade como Better Call Saul, Narcos ou Daredevil, neste ano podia-se dizer que o cenário estava um patamar abaixo - surgiram boas séries como Preacher e Stranger Things, não vimos ainda American Crime Story, e veremos o que dão Westworld, Quarry e Taboo. Mas depois, chegou 'The Night Of'.
O novo tesourinho da HBO, baseado na série britânica Criminal Justice, começou a ser preparado em 2012. Steven Zaillian (argumentista de Schindler's List, Moneyball ou The Girl with the Dragon Tattoo) e Richard Price (um dos vários guionistas de The Wire) encabeçaram o projecto desde a sua génese, numa fase em que também estava envolvido James Gandolfini, estando o homem que foi Tony Soprano pensado para assumir o papel de John Stone. A morte de Gandolfini deixou o papel para Robert DeNiro, mas em última instância acabou por ser John Turturro (tão bom vê-lo a ter o tão merecido lugar ao Sol) a sofrer com eczema e a enfrentar a maior das questões: ter ou não ter um gato.
Para quem ainda não viu 'The Night Of', façam um favor a vocês próprios e vão já ver. A sério. E o ponto de partida é este: Nasir Khan (Riz Ahmed), um jovem e naive muçulmano nascido em Queens, de raízes paquistanesas e com ar de quem nunca faria mal a uma mosca, rouba o táxi do pai para poder ir a uma festa, mas acaba por mudar de planos quando uma rapariga (Andrea, interpretada por Sofia Black-D'Elia) entra no táxi. Uma noite de excessos e claramente com mais adrenalina do que os dias habituais de Nasir acaba quando este acorda na cozinha da casa de Andrea, sem se recordar das últimas horas, e dá com ela assassinada na cama, esfaqueada 22 vezes. O pânico leva a que "Naz" acumule erros atrás de erros, e acabe detido e acusado.
Ao longo de 8 episódios, 'The Night Of' questiona o sistema judicial norte-americano, joga com o preconceito e eleva cada espectador ao estatuto de juíz da sentença de Naz, cuja transformação (ou adaptação) na prisão acompanhamos gradualmente. John Stone (John Turturro) é o advogado oportunista que achou que Naz destoava dos seus clientes habituais, Freddy (Michael Kenneth Williams) o presidiário de quem ninguém quer ser inimigo, e Box (Bill Camp) o detective responsável pelo caso. A este trio juntam-se vários suspeitos que surgem com o decorrer da investigação, os pais de Naz e ainda Chandra, uma jovem advogada.
E este é um daqueles casos cada-vez-mais-raros em que palavras como "obra-prima" ou "perfeição" fazem sentido. A dupla Steven Zaillian - Richard Price merece todos os elogios e prémios possíveis, com Zaillian a realizar 7 dos 8 episódios (o 4.º episódio teve ao leme James Marsh, realizador de The Theory of Everything) e o processo a mostrar coesão, consistência e qualidade duma ponta à outra. Escrita, Realização, Edição, Fotografia, a série tem tudo, agigantada num elenco brilhante - Riz Ahmed e John Turturro são os dois principais destaques, mas toda a gente brilha à sua maneira, seja Michael K. Williams (o talismã da HBO) ou nomes menos mediáticos como Bill Camp no papel de Box e Jeannie Berlin, a procuradora Helen.
É bastante redutor resumir alguns pontos fortes estruturais da série, mas aqui fica uma tentativa: brutal capacidade de trabalhar momentos de tensão, deixando-nos verdadeiramente presos, ansiosos, sufocados quase; um cinismo e realismo (chega a parecer um casamento entre The Wire e a primeira temporada de True Detective) acompanhados por um cuidado soberbo com os detalhes; e se começa por ser uma série com um homicídio para ser desvendado, o jogo é rapidamente substituído por um estudo do Homem e da sociedade, e os conceitos de inocente e culpado.
Quando qualquer pedaço de cultura promete ficar connosco e não sair das nossas cabeças depois do seu fim, as vénias têm que ser feitas a todas as partes envolvidas. 'The Night Of' convida-nos a torcer por Naz desde o primeiro momento, cria-nos as dúvidas certas, e dá-nos uma última imagem dele capaz de arrebatar qualquer um.
Antes de falarmos da estrela de 'The Night Of', há várias personagens que merecem algumas palavras. Bill Camp faz um trabalho incrível como Box, dificultando-nos a vida quando tentamos entrar na cabeça dele; Helen é uma boa representação do sistema e do peso que tem na balança ter um bom resultado comparativamente com ter um bom (e justo) processo. E, claro, quando se dá a Michael K. Williams a possibilidade de liderar uma prisão a partir duma cela, nasce um Freddy igualmente inesquecível.
Mas mesmo assim, 'The Night Of' é uma série particularmente marcante para dois actores em fases bem diferentes da carreira: Turturro e Ahmed. John Stone (John Turturro) é-nos apresentado como o underdog, o advogado com comichão a mais e sucesso a menos. E cresce, cresce até àquele discurso de cara manchada e olhos a brilhar, suficiente por si só para lançar Turturro para vários prémios.
A personagem e a melhor interpretação da temporada pertence ao britânico Riz Ahmed. Se Nightcrawler tinha deixado boas indicações, 'The Night Of' confirma-o como um actor fora de série. A melhor demonstração disso são as cenas em silêncio, que Ahmed aguenta como só os grandes conseguem. Falar de Nasir é falar obrigatoriamente de transformação - daquele rapaz assustado e frágil para um sobrevivente danificado quase sem esperança mas com muito rancor. Sem medo, só desilusão. Um viciado que tem escrito no corpo aquilo por que passou, e que viverá sempre atormentado pelos seus erros, mas sobretudo pelos dos outros.
Mas mesmo assim, 'The Night Of' é uma série particularmente marcante para dois actores em fases bem diferentes da carreira: Turturro e Ahmed. John Stone (John Turturro) é-nos apresentado como o underdog, o advogado com comichão a mais e sucesso a menos. E cresce, cresce até àquele discurso de cara manchada e olhos a brilhar, suficiente por si só para lançar Turturro para vários prémios.
A personagem e a melhor interpretação da temporada pertence ao britânico Riz Ahmed. Se Nightcrawler tinha deixado boas indicações, 'The Night Of' confirma-o como um actor fora de série. A melhor demonstração disso são as cenas em silêncio, que Ahmed aguenta como só os grandes conseguem. Falar de Nasir é falar obrigatoriamente de transformação - daquele rapaz assustado e frágil para um sobrevivente danificado quase sem esperança mas com muito rancor. Sem medo, só desilusão. Um viciado que tem escrito no corpo aquilo por que passou, e que viverá sempre atormentado pelos seus erros, mas sobretudo pelos dos outros.
O Episódio: 01 'The Beach'.
A consistência que acima referidos é uma consistência de abordagem, de estilo. Analisando de forma crua, é possível identificar em 'The Night Of' uma força brutal nos 2, 3 primeiros episódios, que regressa apenas nos dois capítulos finais (a season finale tem uma hora e meia).
O fim - tão difícil dizer adeus quando uma série é boa - acaba por ser 100% adequado e lógico, e responde aos objectivos e temas que Zaillian e Price definiram ao longo da série. A falácia do sistema podia ser colocada de formas diferentes: 1) Nasir ser inocente do homicídio de Andrea, mas matar alguém na prisão para sobreviver; 2) Nasir ser inocente, mas morrer na prisão; 3) Nasir recordar-se sozinho de ter cometido o crime, mas ser ilibado. A resolução escolhida funciona - está muito longe de ser um "final feliz" - e serve para criticar um sistema que marca Naz para sempre, viciando-o e transformando-o, incapaz de voltar a ser quem era depois de uma experiência que deixou inclusive a própria mãe a vê-lo com outros olhos.
Embora o último episódio tenha grandes cenas (a argumentação de Stone à la 12 Angry Men e o agradecimento sussurrado de Naz, um abraço entre pai e filho, e a solidão de Naz junto à ponte), a nossa escolha é mesmo o episódio 1. 'The Beach' tem tudo aquilo que um bom piloto deve ter: capta bem o que a série é e dá-nos desde bem cedo cenas de enorme tensão, com o espectador a saber mais do que as personagens em vários momentos e, claro, o POV de Nasir Khan, aquele jovem assustado com olhar perdido que mais tarde veremos a transpor limites que julgávamos impossíveis, fazendo-nos questionar quem ele é, quem ele era e quem se está a tornar, e até onde vamos estar ao lado dele.
O fim - tão difícil dizer adeus quando uma série é boa - acaba por ser 100% adequado e lógico, e responde aos objectivos e temas que Zaillian e Price definiram ao longo da série. A falácia do sistema podia ser colocada de formas diferentes: 1) Nasir ser inocente do homicídio de Andrea, mas matar alguém na prisão para sobreviver; 2) Nasir ser inocente, mas morrer na prisão; 3) Nasir recordar-se sozinho de ter cometido o crime, mas ser ilibado. A resolução escolhida funciona - está muito longe de ser um "final feliz" - e serve para criticar um sistema que marca Naz para sempre, viciando-o e transformando-o, incapaz de voltar a ser quem era depois de uma experiência que deixou inclusive a própria mãe a vê-lo com outros olhos.
Embora o último episódio tenha grandes cenas (a argumentação de Stone à la 12 Angry Men e o agradecimento sussurrado de Naz, um abraço entre pai e filho, e a solidão de Naz junto à ponte), a nossa escolha é mesmo o episódio 1. 'The Beach' tem tudo aquilo que um bom piloto deve ter: capta bem o que a série é e dá-nos desde bem cedo cenas de enorme tensão, com o espectador a saber mais do que as personagens em vários momentos e, claro, o POV de Nasir Khan, aquele jovem assustado com olhar perdido que mais tarde veremos a transpor limites que julgávamos impossíveis, fazendo-nos questionar quem ele é, quem ele era e quem se está a tornar, e até onde vamos estar ao lado dele.
O Futuro:
Quem achar que faria sentido haver uma segunda temporada com estas personagens ou que a série ficou incompleta ao não ser revelado numa bandeja a última noite de Andrea, não entrou na onda e naquilo a que a série se propôs. 'The Night Of' é uma antologia, os arcos de Naz e Stone ficaram fechados como devia ser, e por isso o próximo capítulo - é só Zaillian e Price quererem, e a HBO deve assinar de olhos fechados - terá novo elenco, novo set-up. A questão é: será que a série vai conseguir manter o nível (algo que 'True Detective' não foi capaz na segunda vida)? Apostamos que sim.
Caso Criminal Justice continue a servir de base, a segunda temporada da série de Peter Moffat acompanhou uma protagonista feminina que comete um crime relacionado com o seu marido abusivo. O tempo o dirá, mas a HBO tem aqui uma receita renovável de sucesso. Basta Zaillian e Price quererem inventar algo. Porque nós e muitos mais fãs queremos definitivamente que eles inventem.
Se a série terá uma segunda temporada, não sabemos. Mas uma coisa é certa: depois de 'The Night Of' o futuro de Riz Ahmed e John Turturro promete mudar muito.
Quem achar que faria sentido haver uma segunda temporada com estas personagens ou que a série ficou incompleta ao não ser revelado numa bandeja a última noite de Andrea, não entrou na onda e naquilo a que a série se propôs. 'The Night Of' é uma antologia, os arcos de Naz e Stone ficaram fechados como devia ser, e por isso o próximo capítulo - é só Zaillian e Price quererem, e a HBO deve assinar de olhos fechados - terá novo elenco, novo set-up. A questão é: será que a série vai conseguir manter o nível (algo que 'True Detective' não foi capaz na segunda vida)? Apostamos que sim.
Caso Criminal Justice continue a servir de base, a segunda temporada da série de Peter Moffat acompanhou uma protagonista feminina que comete um crime relacionado com o seu marido abusivo. O tempo o dirá, mas a HBO tem aqui uma receita renovável de sucesso. Basta Zaillian e Price quererem inventar algo. Porque nós e muitos mais fãs queremos definitivamente que eles inventem.
Se a série terá uma segunda temporada, não sabemos. Mas uma coisa é certa: depois de 'The Night Of' o futuro de Riz Ahmed e John Turturro promete mudar muito.