16 de março de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 29

Estamos de volta. Depois da jornada mais pequena do Fantasy inglês (somente 4 jogos), depois do Leicester se apurar para os quartos da Champions e o Manchester City ficar pelo caminho, caindo aos pés do fantástico Mónaco de Leonardo Jardim, depois de Karanka ser despedido e de Harry Kane se lesionar na FA Cup. Depois de tudo isto, temos a jornada 29, a última antes da paragem para os compromissos das Selecções.
    A lesão do britânico Harry Kane, que se começava a destacar como O Avançado obrigatório até final da época, será abordada abaixo, com todas as suas ramificações e consequências. De resto, as double gameweeks devem ser anunciadas em breve e mal sejam conhecidos os momentos em que várias equipas irão entrar em campo a dobrar (jornadas 37 e 34, provavelmente) será necessário ponderarem cirurgicamente que gestão de plantel irão fazer no conjunto das próximas jornadas, para usufruir da melhor forma do Bench Boost na jornada mais "gorda" da época. Para já, ir colocando jogadores como Diego Costa, Alexis Sánchez ou Gabbiadini, que têm jogos para ser repostos mais tarde, certamente só faz bem.
    Olhando para esta jornada, é inevitável esperar muito do Manchester City-Liverpool. Os citizens saíram da Europa (pela primeira vez na carreira, Guardiola caiu antes das meias-finais na Champions) e o Liverpool adora jogos grandes. Veja-se a facilidade com que derrotou recentemente Tottenham e Arsenal, perdendo com Hull e Leicester, e revelando muitas dificuldades para vencer o Burnley em casa. Aguardamos com curiosidade a resposta do City ao desaire europeu, numa fase em que terá na Premier a seguinte sequência: Liverpool (casa), Arsenal (fora) e Chelsea (fora). Noutros jogos, o Arsenal pode ter vida bem difícil no terreno do WBA, o United visita uma equipa que não marca muitos mas também sofre poucos, embora tenha despedido o seu técnico (Karanka); e, para além de vários embates importantíssimos nas contas da manutenção, será interessante verificar se o Hull consegue travar o excelente 2017 do Everton, e ver como se desenrasca o Tottenham sem Kane.
    Na jornada passada, com uma pontuação média baixíssima (19 pontos), o que não surpreende dada a quantidade de utilizadores que não mexem nas suas equipas e perante o facto de só o Everton ter conseguido clean sheet, o grande destaque foi o norueguês Joshua King, com 18 pontos. Lukaku, o jogador que mais utilizadores escolheram como capitão somou 12 pontos, tantos como Niasse; e de resto, Mirallas, Randolph, Barkley, Emre Can, Schneiderlin e Mawson estiveram bem.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 29.ª jornada são:

Diego Costa - Chelsea - 10.6
    Numa altura em que Romelu Lukaku é o jogador que mais utilizadores têm (43.5%), a lesão de Harry Kane obrigou a virar atenções para Diego Costa. O avançado de Antonio Conte tem um calendário positivo a curto-prazo - Stoke (fora), Crystal Palace (casa) e Manchester City (casa), tudo equipas às quais marcou na primeira volta.
    Ora, Agüero seria a alternativa, mas é impossível ignorar que Kun marcou apenas 1 golo nas últimas 7 jornadas, fartando-se inclusive de desperdiçar oportunidades a meio da semana contra o Mónaco. Juntando a isso o calendário bem exigente do City, torna-se fácil ou pelo menos mais intuitivo e seguro optar por Costa.
    Sem ter os grandes desempenhos com pontuações acima de 10 pontos que muitas vezes Kane, Lukaku e Agüero conseguem, Diego Costa tem a seu favor a regularidade. Esta época nunca esteve mais de 3 jornadas sem marcar, e marcou nas últimas duas. Só por uma vez bisou, só por 3 ocasiões perfez mais do que 10 pontos (sempre 12), mas os números globais traduzem bem a importância de um dos principais candidatos a MVP da época - 17 golos marcados, apenas atrás de Kane e Lukaku, 22 pontos de Bónus (perde para Kane, Defoe, Ibra e Lukaku nos avançados), mas se analisarmos a média de pontos p/ jogo, totaliza 6,1. Os destaques nesse capítulo são os reforços de inverno Gabbiadini (8,3) e Gabriel Jesus (6,5) com muito menos jogos, e o lesionado Kane (6,9).
    Com Kane lesionado, Ibrahimovic castigado e Agüero a desiludir nos últimos tempos, o hispano-brasileiro torna-se obrigatório em conjunto com Lukaku. E se Agüero retomar a sua melhor forma, a jornada 32 é um bom momento para trocar Costa por ele. Até lá, não esperem muito mais do que 1 golo por jornada. Mas esperem 1 golo por jornada.


Christian Eriksen - Tottenham - 8.6
    Se externamente, Diego Costa, Lukaku e Gabbiadini são os principais beneficiados com a lesão de Kane em termos de % de utilizadores, internamente é importante perceber de que modo a lesão de Hurricane afecta e impacta o rendimento de Eriksen, Alli e Son Heung-Min.
    Muito simples: Dele Alli é a opção mais segura. Eriksen e principalmente Son os diferenciais para quem precise de arriscar. É impossível reproduzir momentos da época e períodos de confiança dos jogadores, mas é relevante olhar para os jogos desta época em que os spurs não contaram com Kane lesionado (entre as jornadas 6 e 10), tendo presente que Pochettino deve voltar a privilegiar uma frente de ataque mais móvel com Son, Alli e Eriksen, deixando Vincent Janssen como plano B.
    Ora bem, nos 5 jogos entre Setembro e Outubro em que Kane não fez parte das contas, o Tottenham ganhou os 2 primeiros, empatando os três seguintes. A equipa esteve mais confortável quando teve espaço e possibilidade de ser vertical, e apresentou mais dificuldades contra equipas que jogaram recuadas, o que até ajuda à teoria de que Janssen podia ser sim um plano A.
    Nesses 5 jogos, Son marcou 2 golos e fez uma assistência; Dele Alli marcou 2 golos; e Eriksen somou apenas uma assistência. No entanto, acreditamos que desta vez seja diferente. A ausência do 10 dos spurs deve permitir a Eriksen rematar mais, assumindo mais o jogo, e deixando Alli mais vezes como referência ofensiva e jogador de último ataque das movimentações. Por isso, e com um apetecível calendário, Alli e Eriksen devem compensar. E pode ser que Kane volte mais cedo do que o expectável, a tempo de ainda ter uma double gameweek.


Seamus Coleman - Everton - 6.0
    Ainda há pouco tempo os defesas do Chelsea (Cahill, Alonso e Azpilicueta) pareciam inalcançáveis em termos de pontuação no Fantasy. Ainda há pouco Kyle Walker era, bem isolado da concorrência, o principal favorito para melhor lateral-direito da Premier League 16/ 17.
    Até que Coleman disparou. Com vontade e atrevimento de se aproximar da sua melhor época de sempre no Fantasy (180 pontos; quando tem actualmente 127 com 10 jogos pela frente), Coleman já o defesa com mais pontos a par de Gary Cahill, e o seu registo ofensivo não deve ficar por aqui - tem 4 golos e 4 assistências.
    O boom de Coleman ocorreu desde a jornada 16. Desde que marcou nessa ronda ao Arsenal, a sequência de pontos do irlandês é 8-1-6-1-6-12-15-5-4-7-12-1-6. Ou seja, nas últimas 13 jornadas, só em 3 aconteceu Coleman não ter clean sheet ou assistência ou golo, tendo por vezes a conjugação de dois destes elementos.
    Com isto, o número 27 do Everton é um dos jogadores obrigatórios neste momento, e um dos motivos de preocupação de Marco Silva nesta jornada. Talvez não seja jogador para perdurar até ao fim da época nas vossas equipas, mas pelo menos até à jornada 33 inclusive devem mantê-lo.


Robbie Brady - Burnley - 5.5
    Outro irlandês. O reforço de Inverno do Burnley, resgatado ao Norwich (Brady é claramente bom demais para o Championship) teve impacto imediato e nos 5 jogos que tem pelos clarets já leva 1 golo e duas assistências.
    O novo homem das bolas paradas descansou diante do Liverpool e também por isso deve ser titular em casa do Sunderland, num jogo que se espera "apertado" e que pode ser decidido nas alturas. Não estamos à espera que Brady ande a ganhar bolas de cabeça a Koné e O'Shea, mas estamos à espera que aquele que foi um dos destaques da Irlanda no Euro-2016 seja o principal fornecedor dos avançados e centrais, em jogo corrido e nas bolas paradas.
    Formado no Manchester United, depois de nascer para o futebol no St. Kevin's Boys, Brady é um excelente diferencial (naturalmente não faz muito sentido apostar nele quando Joshua King apresenta o rendimento que apresenta, e custa só 0.1 mais) e é um jogador que temos bastante curiosidade para acompanhar na próxima temporada.


Leroy Sané - Manchester City - 7.5
    Três golos e três assistências. Até ver, são estes os números do jovem alemão que Guardiola contratou ao Schalke 04 na sua época de estreia na Premier League. O miúdo que ainda deu esperança ao City no principado, antes de Bakayoko carimbar a passagem do Mónaco, é uma pérola, um diamante por lapidar que veremos crescer, crescer e crescer no Etihad nos próximos anos.
    Para já, está confiante, sente-se imparável e é um dos principais "abre-latas" da equipa a partir do corredor esquerdo (até gostamos mais de o ver na direita, mas compreende-se a utilização de Sterling nessa faixa).
    Acreditamos que alguns de vocês se recordarão do jogaço que Sané fez diante do Real Madrid, na Champions, em Março de 2015 quando ainda poucos o conheciam. E é essa ousadia e capacidade de partir para cima dos adversários, sem medo e com fome de fazer História que pode muito bem fazer a diferença nos próximos jogos do City contra Liverpool, Arsenal e Chelsea.
    Com De Bruyne, Sané, Gabriel Jesus e Sterling é indiscutível que Guardiola está bem servido para os próximos anos. Mas para que a equipa consiga estar num patamar competitivo ao nível do que o espanhol pretende, no Verão terão que chegar a Manchester novos defesas, um novo guarda-redes e quiçá um novo médio centro de topo.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: O duelo entre Jordan Pickford (4.1) e Tom Heaton (5.1) promete. O destino do Sunderland-Burnley deve passar em grande parte pelas luvas dos dois guardiões ingleses. Se tiverem um deles, entreguem-lhe a baliza; se tiverem ambos, talvez Pickford seja a melhor escolha.
    Robles é hipótese, mas é preferível apostar nos defesas do Everton mediante o potencial ofensivo que representam; David De Gea (5.4) brilhou em Stamford Bridge para a Taça e enfrenta uma equipa órfã que tem o pior ataque em prova, e o Bournemouth-Swansea tanto pode ser um jogo com a ficha de jogo a mexer pouco como um verdadeiro festival de golos.

- Defesas: Na defesa, já mencionámos o imparável Coleman, e o colega Leighton Baines (5.7), se estiver em condições de jogar, é igualmente valioso. Foi certamente frustrante para muitos ver o Everton a amealhar uma clean sheet na última jornada, com Baines a sair ao intervalo.
    Antonio Valencia (5.7) é o defesa mais regular do Manchester United, e embora o Stoke tenha qualidade e possa dificultar a vida ao Chelsea, jogadores como Gary Cahill (6.5) e Marcos Alonso podem justificar o seu preço, isto depois dos blues estarem há 5 jornadas consecutivas sempre a sofrerem 1 golo por jogo.
    Jogadores como McAuley, Koscielny, Koné, Michael Keane e Mawson são outras hipóteses, bem como Kyle Walker (6.4). Será que o Tottenham vai conseguir anular Gabbiadini, o homem que marcou em todos os jogos de Premier League em que actuou até agora?!

- Médios: Com 187 pontos, os números de época de Alexis Sánchez (11.5) falam de forma suficientemente clara sobre a importância do chileno no Fantasy. Desde que a polémica (Alexis parece estar farto, e a renovação é um problema) não influencie o rendimento de Sánchez e a sua titularidade, rapidamente terá que ser o jogador que todas as equipas terão que ter na recta final da época com várias double gameweeks.
   Eden Hazard (10.2) é jogador para terem na vossa Watchlist e perceberem se vale o investimento a curto/ médio-prazo, e entre os médios do Tottenham, Dele Alli (8.7) ainda parte na frente, pela maior propensão para marcar. Depois, o Bournemouth-Swansea coloca frente-a-frente Joshua King (5.6) e Gylfi Sigurdsson (7.7). A dupla nórdica vive um momento tremendo - o norueguês marcou 7 golos nos últimos 5 jogos, e o islandês soma nada mais nada menos do que 7 jogos consecutivos a marcar e/ ou assistir.
    Wilfried Zaha (5.6) e Townsend serão fulcrais na recepção do Palace ao Watford, Barkley e Mirallas procurarão ajudar Lukaku, e no Manchester City-Liverpool, temos que invariavelmente pender para jogadores como Mané e Coutinho. Afinal, os reds de Klopp nos jogos grandes não perdoam.

- Avançados: Romelu Lukaku (10.3) é a melhor opção para capitão nesta jornada, em busca do 4.º jogo consecutivo a marcar. De Diego Costa já falámos, mas Jermain Defoe (7.7) é, aos 34 anos, menino para fazer a vida negra a Heaton e ao Burnley.
    Como irá o Leicester pós-Champions lidar com Andy Carroll é um ponto interessante, tal como o "factor Llorente" - se estiver recuperado, o espanhol pode ser peça-chave contra a defesa do Bournemouth. Estaremos atentos ao jogo de Agüero e a Rashford a substituir Ibrahimovic.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Pickford; Coleman, Cahill, Valencia; Alli, King, Sánchez, Sigurdsson; Lukaku, Defoe, Diego Costa

Atenção a (Clássico; Diferencial):
West Brom v Arsenal  - Alexis Sánchez; Chris Brunt
Crystal Palace v Watford - Wilfried Zaha; Andros Townsend
Everton v Hull City - Romelu Lukaku; Ross Barkley
Stoke v Chelsea - Diego Costa; Gary Cahill
Sunderland v Burnley  - Jermain Defoe; Adnan Januzaj
West Ham v Leicester City - Andy Carroll; Marc Albrighton
Bournemouth v Swansea - Joshua King; Alfie Mawson
Middlesbrough v Manchester United - Antonio Valencia; Marcus Rashford
Tottenham v Southampton  - Dele Alli; Son Heung-Min
Manchester City v Liverpool - Sadio Mané; Leroy Sané

0 comentários:

Enviar um comentário