Os últimos dias serviram para Southampton e Manchester United carimbarem o acesso à final da Taça da Liga Inglesa, e serviram também para que o Liverpool desse sequência ao seu terrível 2017 (sorriu o Wolves, com um jogaço de Hélder Costa em Anfield) - 4 derrotas, 3 empates e apenas uma vitória, esta última sobre o modesto Plymouth, aproximando-se agora uma fase em que os reds defrontam Chelsea (nesta jornada), Tottenham e Arsenal. Vida difícil para a equipa de Klopp, que costuma no entanto "gostar" dos jogos grandes.
O jogo grande desta jornada é precisamente o Liverpool-Chelsea, constituindo a primeira de duas jornadas capitais para a temporada do líder isolado (o Chelsea recebe o Arsenal na próxima ronda, pelo que os 6 pontos em disputa nestas jornadas 23 e 24 podem relançar a época em Inglaterra ou praticamente sentenciarem o destino glorioso dos blues). Nos reds, Coutinho ainda procura recuperar a melhor forma, e Sadio Mané deve viajar da CAN directamente para o onze. Com alguns jogos interessantes e renhidos - Stoke-Everton, Middlesbrough-West Brom e Bournemouth-Crystal Palace - pelo meio, as atenções estarão também concentradas no West Ham-Manchester City. Nos hammers, que "roubaram" o melhor jogador de Marco Silva, o escocês Snodgrass, Payet já rumou a Marselha, e nos citizens a curiosidade para continuar a acompanhar a evolução do recém-chegado miúdo maravilha Gabriel Jesus é grande. No Burnley-Leicester a 4.ª melhor equipa em casa recebe a 2.ª pior equipa fora em 2016/ 17, queremos ver o que faz o Swansea na jornada a seguir a conquistar 3 pontos inesperados em Anfield, e de resto Arsenal e Tottenham são favoritos, numa jornada em que Marco Silva volta a encontrar-se com José Mourinho.
Olhando para a jornada passada, os principais destaques no Fantasy foram defesas - Gary Cahill e Seamus Coleman, ambos com 15 pontos. Roberto Firmino, De Bruyne, Llorente, Andy Carroll e Brunt também estiveram em bom plano.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)
Numa fase em que no Fantasy há Alexis Sánchez e só depois o resto do mundo, ter o chileno é absolutamente obrigatório; mas preservar Giroud durante as próximas semanas pode fazer sentido (lançá-lo contra Watford e Hull pode gerar dividendos, caso tenham 5 médios para irem a jogo quando o Arsenal visita Stamford Bridge).
O Watford não vence desde a jornada 15 e na primeira volta Alexis Sánchez (1 golo e duas assistências) castigou a equipa de Mazzarri numa vitória dos gunners por 3-1. No Emirates espera-se um bloco baixo com 3 centrais, e que poderá ter dificuldades a explorar transições, surgindo Giroud como um jogador que terá muitas bolas pelo ar para ganhar e pelas quais combater, ajudando ainda os colegas nos habituais apoios.
Quando Coleman está assim... é irresistível. O lateral-direito irlandês tem sido um dos grandes beneficiados depois de Koeman privilegiar uma defesa com Holgate, Williams e Funes Mori, soltando como alas dois ases do Fantasy, Baines e Coleman.
Com dois jogos consecutivos a amealhar Bónus 3 - Manchester City, onde totalizou 12 pontos fazendo uma assistência, e Crystal Palace contra quem fez 15 pontos marcando o único golo do jogo - Coleman tem nada mais nada menos do que 43 pontos nas últimas sete jornadas. Com 92 pontos no total da época, o jogador que em 2013/ 14 fez 180 pts tem-se aproximado do Top-5 de defesas (o trio do Chelsea, Cahill, Azpilicueta e Alonso, Kyle Walker e Koscielny) e a tendência será continuar.
É difícil escolher entre Baines e Coleman, certamente. Baines marca grandes penalidades e tem ocasionalmente outras bolas paradas para cobrar, mas Coleman surge mais vezes em zonas de finalização. O momento de forma de ambos é muito bom, e o calendário igualmente - Stoke (fora), Bournemouth (casa), Middlesbrough (fora) e Sunderland (casa) podem representar um bom período. E também por isto, convém terem Lukaku.
Aquilo que Coleman tem feito nas últimas jornadas, Kyle Walker fê-lo toda a época até agora. O melhor lateral-direito desta edição 16/ 17, que começa a fazer por merecer ser considerado o melhor na sua posição na actualidade, beneficiou com a passagem do Tottenham de Pochettino a 3 centrais - a tendência será preservar a aposta, podendo Walker e Rose continuar a brilhar nos corredores, e oferecendo excelentes perspectivas para Alli e Eriksen no apoio a Kane.
Depois da derrota em Old Trafford, o Tottenham venceu 6 jogos consecutivos empatando na jornada passada em casa do Manchester City depois de se ver a perder por 2-0. Os spurs, que pelo meio venceram o líder Chelsea (2-0), são porventura a equipa em melhor momento em Inglaterra e não nos parece que a equipa de White Hart Lane caia de rendimento nos próximos meses. A médio-prazo surge no calendário um espectacular Liverpool-Tottenham (jornada 25), mas é preciso relembrar que os spurs já jogaram com Chelsea e Manchester City na segunda volta, e são a equipa com menos derrotas (2) em solo inglês. Ninguém os deverá conseguir tirar do Top-4.
Acreditamos que Kane e Rose recuperem a tempo de defrontar o Sunderland e, sejamos honestos, só um dia de total desinspiração pode afastar o Tottenham de uma noite gloriosa e com vários golos. O momento do Sunderland (20.º) é péssimo, e a diferença entre o futebol produzido pelas equipas é abismal.
Para além de tudo isto, o Swansea, agora orientado por Paul Clement, tem-se movimentado com qualidade: garantiu Martin Olsson para lateral-esquerdo, acrescentou qualidade ao meio-campo com Tom Carroll, podendo Narsingh ser no entanto o melhor reforço dos swans.
Depois de vencer o Liverpool em Anfield por 3-2, espera-se que o 17.º classificado dê luta a um Southampton que se viu goleado pelo Arsenal no rescaldo do êxtase do acesso a Wembley. Olhando para o plantel do Swansea, e até Narsingh mostrar se pode ou não ser uma boa opção por 5.5, apostar na equipa do País de Gales só pode significar uma de duas coisas: ou apostar em Sigurdsson, ou em Llorente.
O islandês é o craque da equipa (tem 101 pts, bem distante dos seus colegas de equipa), mas Llorente pode causar estragos. O Southampton não tem van Dijk, e o espanhol pode explorar isso mesmo.
Até ao fim todos os pontos serão preciosos, e a fase vindoura pode revelar-se decisiva na época do Palace: o calendário dita Bournemouth (fora), Sunderland (casa), Stoke (fora) e Middlesbrough (casa) nas próximas jornadas, sinal que Benteke terá oportunidades para fazer a diferença e aumentar a sua conta pessoal (actualmente, 8 golos marcados).
O momento não é o melhor (4 derrotas consecutivas), e o adversário é perigoso - o Bournemouth de Eddie Howe é forte em casa, e uma equipa muito mais sólida e com processos trabalhados do que o Palace - mas a pujança e supremacia de Christian Benteke no jogo aéreo leva-nos a crer que o jogo poderá ser mais equilibrado.
Embora o Hull comece a mostrar o ADN Marco Silva, a esmagadora diferença entre os dois plantéis leva-nos a recomendar também David De Gea (5.4), numa temporada em que o espanhol não está tão exuberante como nos últimos dois anos. Foster e Valdés devem proporcionar um bom espectáculo nas suas balizas, e Petr Cech tem boas chances de clean sheet.
Antonio Valencia (5.5), Leighton Baines (5.6) e Adam Smith (4.7) são jogadores em que também acreditamos bastante.
- Médios: Alexis Sánchez (11.9). Tem 162 pontos e ainda vamos com 22 jornadas jogadas, por isso ponham-no a capitão sem pensar duas vezes. Absurdo como só cerca de 38% de utilizadores o têm...
Eriksen brilha com maior intensidade em White Hart Lane, mas Dele Alli (8.8) brilha em todo o lado; Wilfried Zaha (5.5) poderá ser peça-chave para o Palace, caso jogue; e caso o Swansea se apresente em bom plano, todos os caminhos começarão em Gylfi Sigurdsson.
Paul Pogba (8.5) deve visar a baliza do Hull em várias ocasiões, e embora o Middlesbrough esteja razoavelmente bem, o momento de Matt Phillips (5.9) pode-se sobrepor.
No jogo grande, apostamos sobretudo em Coutinho, embora Hazard tenha uma boa oportunidade para se aproximar do estatuto de MVP de Diego Costa, num jogo em que a presença ou ausência de Mané ditará dois jogos diferentes.
- Avançados: Acima comentámos o potencial de Giroud, Llorente e Benteke mas pelo menos os últimos dois pontas-de-lança não são opções de topo nesta ronda. Zlatan Ibrahimovic (11.7) recebe o Hull e deve marcar, Harry Kane (11.2) já sabe esta época o que é marcar ao Sunderland, e há ainda nomes como Romelu Lukaku (9.6). Gray e Diego Costa são outros dos craques aos quais estaremos atentos, enquanto que no West Ham-Manchester City resta saber se Andy Carroll estará a 100% fisicamente, e quem escolherá Guardiola entre Agüero e Gabriel Jesus.
Atenção a (Clássico; Diferencial):
Sunderland v Tottenham - Harry Kane; Dele Alli