21 de setembro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 6

Seis de trinta e oito. O fim-de-semana traz-nos mais uma jornada de Premier League, que só termina na segunda-feira com o Arsenal-West Brom, numa fase em que os vários jogadores de Fantasy ainda procuram encontrar qual a melhor fórmula e que jogadores são ou não peças-chave para esta época (ou, no mínimo, para os próximos jogos).
    Numa ronda em que não há nenhum jogo "grande" os embates entre Leicester e Liverpool, e West Ham e Tottenham são os principais pontos de interesse. Curiosamente, foxes e reds encontraram-se a meio da semana, com a equipa de Shakespeare a levar a melhor no confronto para a taça da liga. Olhando para a tabela, que tem actualmente os rivais de Manchester, o Chelsea e o Newcastle no Top-4, constata-se que esta jornada 6 coloca frente-a-frente o primeiro e o último (o Manchester City recebe o Crystal Palace), sendo também importante acompanhar o rendimento do Everton, na primeira jornada mais acessível a pôr fim a um arranque que já se esperava complicadíssimo. Os comandados de Koeman defrontam o Bournemouth, num duelo entre duas equipas que estão posicionadas para descer, tendo no entanto ainda muitos lugares para subir na tabela até final da época.
    Os jogos da taça da liga a meio da semana serviram para elementos como Rashford, Calvert-Lewin e Sané aumentarem a moral e reclamarem (ou reforçarem) a titularidade, numa ronda em que o Arsenal nem mesmo contra o Doncaster conseguiu vencer de forma folgada.
    Uma curiosidade classificativa: com cinco jornadas completas, Manchester City e Manchester United têm ambos 4 vitórias e 1 empate, 16 golos marcados e 2 golos sofridos.
    Antes de partirmos para a antevisão do potencial desempenho de vários craques nesta jornada, destaque para Agüero que liderou a ronda anterior com 20 pontos (um hat-trick e uma assistência). Valencia (que golaço!), Lukaku (mais um final de jogo diabólico do belga), Otamendi, Ritchie, David Silva, Steven Davis e Fabianski também estiveram em grande.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer. As inscrições estarão abertas até à jornada 18. Código - 2093875-496478)

Nesta 6.ª jornada, podem ser destaques:

Kun Agüero - Manchester City - 11.6
     Harry Kane desiludiu. Agüero não. O facto do City "dividir" os seus pontos por vários elementos do seu ataque avassalador fez-nos torcer o nariz inicialmente a Kun. No entanto, se Lukaku tem sido o avançado mais regular (5 golos marcados, ficando em branco apenas contra o Leicester), Agüero é - graças à sua super-exibição no terreno do Watford - o jogador com mais pontos neste momento: 41.
    Lukaku, Kane, Morata, Vardy e Roberto Firmino continuam todos a fazer sentido. Mas importa falar de Agüero e Gabriel Jesus. A dupla de ataque do Manchester City, uma parelha da qual Guardiola já não abdica e que parece mais afinada de jogo para jogo, faz crescer água na boca. Os avançados sul-americanos do City têm-se entendido às mil maravilhas, e as exibições de ambos no Watford 0-6 Manchester City (uma das melhores exibições de uma equipa inglesa a nível interno nos últimos anos) deixam antever muitos, muitos pontos.
    No momento em que está, Agüero parece imparável. E mais de 500 mil utilizadores não lhe resistiram. O camisola 10 do City marcou 4 golos e fez duas assistências nas últimas duas jornadas e se olharmos para o calendário rapidamente se percebe que é obrigatório ter jogadores do City nas próximas jornadas. Pelo menos um avançado e um médio. Afinal, seguem-se nas próximas 4 rondas Crystal Palace, Stoke e Burnley, todos no Etihad, com uma visita a Stamford Bridge pelo meio.


Matt Ritchie - Newcastle - 6.0
    Tudo indica que a época de 2017-18 de Matt Ritchie vá ser aquilo que pensávamos que seria a sua temporada de 2015-16.
    O extremo do Newcastle é um dos elementos mais influentes do actual 4.º classificado - o calendário deve permitir aos magpies permanecer no Top-8 até Dezembro - como prova o seu total de 4 assistências nos últimos 3 jogos.
    O ex-Bournemouth é o jogador que define no último terço, e por 6.0 é uma opção bastante interessante. Nesta jornada há Brighton-Newcastle, um bom duelo de criativos entre Groß e Ritchie, que deve ter golos de ambas as equipas.
    Ritchie é peça-chave para Rafa Benítez, tendencialmente diz a lógica que poderá surgir também como marcador nos próximos jogos, atendendo à boa chegada à área que tem e excelente meia distância.
    Mérito indiscutível para o Newcastle que depois de perder por 2-0 com o Tottenham e 1-0 com o Huddersfield nas duas primeiras jornadas, soube reagir e leva entretanto 3 vitórias consecutivas. Personalidade.


Dominic Calvert-Lewin - Everton - 5.0
    Não há como fugir ao assunto. O Everton tem desiludido. Ok, é verdade que nas últimas 4 jornadas defrontou Manchester City, Chelsea, Tottenham e Manchester United, e que só agora começa verdadeiramente o campeonato com perspectivas de uma brutal evolução na tabela, mas o futebol exibido depois de um Verão de elevadíssimo investimento tem sido uma manifesta desilusão.
    Podem-se identificar 3 factores-chave neste raciocínio. Primeiro, já não há Lukaku. É certo que os toffees canalizaram a venda do belga para um excelente conjunto de reforços (Sigurdsson, Rooney, Klaassen, Keane, Pickford, Sandro e Vlasic). Mas, até ver, para além de perder um goleador e uma figura que determinava todo o fio de jogo da turma de Koeman, o Everton perdeu a capacidade de explorar a profundidade, tornando-se menos vertiginosa e ajudando os adversários ao ter agora "menos campo".
    Depois, Koeman. O técnico holandês é um dos melhores em Inglaterra, mas esta época tem acumulado decisões contestáveis. Em Old Trafford alinhou com um onze super-defensivo, e até agora não encontrou o antídoto para os problemas da sua ideia de jogo actual, que só melhorará quando Sigurdsson e Klaassen estiverem em campo em simultâneo.
    Por fim, a velocidade. Num campeonato de vertigem, é obrigatório ter jogadores que desequilibrem em situações de 1 para 1, que façam a diferença ao cair em cima dos defesas adversários. E, com Bolasie e Barkley lesionados, e Ademola Lookman "verdinho", Calvert-Lewin é nesta fase o jogador que melhor o faz em Goodison Park. Por isso, estranhamente, o jovem inglês pode ser um diferencial peculiar para as próximas jornadas. Afinal de contas, é um avançado por 5.0.


Nick Pope - Burnley - 4.5
    Sai Heaton, entra Pope. E o Burnley continua a defender como poucos em terras de Sua Majestade.
    A lesão do melhor guarda-redes da última edição da Premier League adivinhava-se um tremendo obstáculo para a equipa de Sean Dyche, mas Nick Pope disse presente e afirmou-se como uma opção bastante interessante atendendo ao seu preço.
    O guardião do Burnley brilhou no Liverpool 1-1 Burnley com 8 defesas e a sua primeira clean sheet deve estar para breve.
    Actualmente no sétimo lugar, o Burnley já provou neste campeonato que com a sua qualidade defensiva e combatividade/ solidariedade de todos os elementos não irá descer. Basta pensarmos que nas primeiras 3 jornadas já visitou Chelsea, Tottenham e Liverpool e nesses três jogos não perdeu nenhum, saindo vivo com um total de 5 pontos em 9 possíveis.


Álvaro Morata - Chelsea - 10.2
    Diego Costa juntar-se-á ao Atlético Madrid em Janeiro. Pessoalmente, sempre considerámos um erro gigante de Conte a forma como riscou o avançado hispano-brasileiro, mas o anúncio do regresso de Costa a Madrid reforça o peso de Morata.
    Álvaro Morata, que só sabe marcar de cabeça em Inglaterra até agora, não reúne tanta popularidade como Lukaku, Firmino ou Kane. É aliás escolhido por menos jogadores do que Chicharito e, sem supreender, Agüero. São quase tantos os utilizadores que têm Morata como aqueles que têm Rooney. Estranho.
    O espanhol não acusou qualquer tipo de pressão na adaptação à Premier League, rendendo imediatamente, e o progressivo crescimento de Hazard rumo à melhor forma do craque do Chelsea só ajudará Morata a render mais.
    Nesta fase, Agüero e Lukaku são as prioridades. Kane é tudo aquilo que se sabe. E Gabriel Jesus tem um calendário incrível, estando integrado no ataque mais fantástico da prova. Mas não negligenciem Morata.
   


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Acima falámos de Pope, parece-nos que Pickford pode ser incomodado por Defoe ou King, e os guardiões dos líderes, Ederson (5.5) e David De Gea (5.5) têm ambos boas chances de assegurar clean sheets.
    Butland versus Courtois é um duelo à distância que antecipamos com curiosidade, e no Swansea-Watford, parece-nos que Fabianski vai ter bastante trabalho. Não recomendamos nenhum guarda-redes do Leicester-Liverpool, jogo em que pode haver golos dos dois lados.

- Defesas: Entre defesas, é difícil não olhar para os do Manchester City, que recebe um Crystal Palace que em cinco jogos tem um portentoso registo de zero golos marcados. Walker, Mendy e Otamendi talvez partam em vantagem, mas é John Stones (5.5) que nos parece poder ser destaque nesta jornada, ele que tem evoluído bastante na sua presença nas bolas paradas.
    Outro jogador que pode surgir em bom plano em cantos/ livres indirectos é Michael Keane (5.5). O reforço do Everton, que pode beneficiar das bolas paradas de Sigurdsson, é forte nesse capítulo e o Bournemouth é uma equipa frágil no jogo áereo.
    Depois, Ward (Burnley), Valencia e Lascelles (2 golos em 2 jogos) são todos também boas opções.

- Médios: No meio-campo atenção porque Kevin De Bruyne (10.0) é historicamente um jogador que rende bastante mais em casa do que fora. Boa novidade para quem tem o belga? Nos próximos 4 jogos dos citizens, 3 são em casa. Tanto KDB como David Silva (8.3) merecem ser monitorizados e/ ou escolhidos nesta jornada.
    Noutras equipas, acreditamos que este pode ser um momento de viragem para o Everton, apoiado na qualidade de Gylfi Sigurdsson (8.3). Já mencionámos o promissor duelo entre Groß e Ritchie, e é difícil ignorar o momento de Henrikh Mkhitaryan (8.5). Lançará Pellegrino van Dijk para travar Mkhi, Lukaku e companhia?
    Eriksen, Robbie Brady, Choupo-Moting, Hazard, Carrillo, Richarlison e Salah fazem todo o sentido. De resto, veremos quem Pep Guardiola escolhe entre Sané, Bernardo e Sterling para fazer companhia aos restantes craques, e já está na hora de Alexis Sánchez mostrar porque é que custa o que custa no Fantasy.

- Avançados: Romelu Lukaku (11.7) vai ao Southampton, Harry Kane (12.5) ao West Ham. Nenhum destes cenários é ideal, mas a qualidade dos pontas de lança pode mudar rapidamente esta ideia.
    Acima apresentámos a nossa defesa de Agüero (e Gabriel Jesus, em simultâneo), Morata e do baratinho Calvert-Lewin, mas há ainda Chris Wood (6.5) e Alexandre Lacazette (10.3).
    Não recomendamos para já Rooney, embora possa ser decisivo se o jogo correr de feição. O Liverpool tem Firmino, mas o Leicester tem Vardy. E o Swansea-Watford é jogo para terem avançados na watchlist.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Pope; Stones, Lascelles, Keane; Salah, Eriksen, De Bruyne, Richarlison; Lukaku, Wood, Agüero

Atenção a (Clássico; Diferencial):
West Ham v Tottenham - Harry Kane; Son Heung-Min
Burnley v Huddersfield - Chris Wood; Stephen Ward
Everton v Bournemouth - Gylfi Sigurdsson; Dominic Calvert-Lewin
Manchester City v Crystal Palace - Kun Agüero; John Stones
Southampton v Manchester United - Romelu Lukaku; Antonio Valencia
Stoke v Chelsea - Álvaro Morata; Eden Hazard
Swansea v Watford - Richarlison; André Carrillo
Leicester City v Liverpool - Mohamed Salah; Jamie Vardy
Brighton v Newcastle - Pascal Groß; Matt Ritchie
Arsenal v West Brom - Alexis Sánchez; Alexandre Lacazette

0 comentários:

Enviar um comentário