26 de dezembro de 2016

Os Filmes mais Aguardados de 2017

Alguém se lembra de 2014? Foi o ano de Whiplash, Interstellar, Boyhood, Birdman, The Grand Budapest Hotel, The Theory of Everything, Nightcrawler e Gone Girl. Caramba, o Cinema esteve inspirado.
    2015 foi claramente inferior e 2016 já teve bons filmes - Arrival, Hacksaw Ridge, Hell or High Water, Nocturnal Animals e Swiss Army Man os melhores que vimos, embora ainda nos faltem vários pesos-pesados como Manchester by the Sea, Moonlight, La La Land, Silence e Jackie para podermos fazer um balanço consciente e justo.
    Em relação ao ano que está a chegar, punhamos as coisas desta forma, ainda para mais depois da introdução que fizemos: temos esperança que 2017 seja capaz de rivalizar com 2014 como o grande ano do Cinema recente.
    Os cinemas vão estar cheios. Pelo menos a 14 de Dezembro, quando estrear o episódio VIII de Star Wars. Mas há muito mais. Christopher Nolan explora a II Guerra Mundial; Blade Runner conhece novos horizontes com Denis Villeneuve ao leme; há novos projectos de grandes e bem diferentes realizadores como Paul Thomas Anderson, Darren Aronofsky, Edgar Wright, Alex Garland ou Kathryn Bigelow; Blockbusters de super-heróis (Spider-Man e Guardians of the Galaxy, os mais esperados); peitos que saltam envoltos em comédia em Baywatch; a Bela e o Monstro, a despedida de Hugh Jackman como Wolverine, um filme do criador da série Veep e um regresso ao mundo britânico e sujo do clássico contemporâneo Trainspotting.
    Se este ano teve Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon e Mahershala Ali em todo o lado, no próximo Gyllenhaal continua a parecer omnipresente nos projectos que seleccionámos, acompanhado por Matt Damon e Michael Fassbender. Procurámos misturar o mediatismo dos filmes abaixo apresentados com o seu potencial em termos de qualidade, sendo certo que alguns destes filmes poderão passar para 2018, mediante atrasos na produção. O que é particularmente agradável é que há 1 ano atrás referimos vários filmes que se vieram depois a destacar mas não mencionámos coisas como Manchester by the Sea, Moonlight ou Hacksaw Ridge. Ou seja, para além da lista épica que aqui propomos, haverá projectos que nos estão a passar despercebidos mas que só reforçarão a qualidade da colheita de 2017.


1. Dunkirk (Trailer)
Realizador: Christopher Nolan
Elenco: Tom Hardy, Cillian Murphy, Mark Rylance, Kenneth Branagh, Harry Styles, James D'Arcy, Aneurin Barnard

    O realizador de Memento, The Prestige, The Dark Knight, Interstellar Inception está de volta. Julho marca a primeira experiência de Nolan na Guerra, e as expectativas são altíssimas. Com banda sonora de Hans Zimmer e Fotografia de Hoyte van Hoytema, 'Dunkirk' promete ser um daqueles filmes que pede mesmo IMAX.
    O currículo e histórico de Nolan é suficiente para acreditarmos que os trailers nunca revelarão demais, e que haverá sempre um cunho especial dado pelo realizador nascido em Londres. O desafio é que desta vez não há twists engenhosos, há sim a prioridade de respeitar e homenagear a História. Mas se Kubrick demonstrou ser um génio em tantos géneros, Nolan quer tentar o mesmo.
    Nas praias de Dunkirk, acompanharemos os Aliados - alguns jovens soldados, entre os quais o músico Harry Styles a estrear-se como actor, e depois 4 nomes que chegavam para assinarmos de olhos fechados este pitch, Tom Hardy, Cillian Murphy, Mark Rylance e Kenneth Branagh. Sobretudo os três primeiros.

2. Blade Runner 2049 (Trailer)
Realizador: Denis Villeneuve
Elenco: Ryan Gosling, Harrison Ford, Jared Leto, Mackenzie Davis, Robin Wright, Barkhad Abdi, Ana de Armas, Dave Bautista, David Dastmalchian

    Será que os andróides sonham com ovelhas eléctricas, perguntou-nos Philip K. Dick. Ridley Scott criou um Clássico absoluto da ficção científica em 1982, inspirado na obra do escritor falecido nesse mesmo ano aos 53 anos de idade. Passados 35 anos, Blade Runner volta a ganhar vida e os ingredientes levam a crer que se manterá o tom, num dos poucos reboots que nos parece fazer todo o sentido.
    Denis Villeneuve é um dos realizadores da moda em Hollywood, depois de Arrival, Sicario e Prisoners, e contará com todas as pessoas certas - Roger Deakins na Fotografia, Jóhann Jóhannsson na banda sonora, Ridley Scott como produtor a ver se corre tudo bem, e o elenco... não há palavras. Ryan Gosling será o protagonista, um novo blade runner chamado K que parte em busca do desaparecido Rick Deckard (Harrison Ford). Depois, com Jared Leto, Mackenzie Davis, Robin Wright e a deslumbrante Ana de Armas, a probabilidade falhanço ronda os 0%.

3. Star Wars: Episode VIII
Realizador: Rian Johnson
Elenco: Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Mark Hamill, Oscar Isaac, Benicio del Toro, Domnhall Gleeson, Carrie Fisher, Andy Serkis, Anthony Daniels, Peter Mayhew

    Rogue One entreteve a malta, mas o que os fãs querem é mesmo o Episódio VIII. A primeira boa notícia? Rian Johnson! O realizador de Brick, Looper e daquele que é para muitos o melhor episódio de Breaking Bad, "Ozymandias", já pedia um palco desta dimensão para a sua visão singular; depois do final com Rey a estender o sabre de luz para o exilado Luke Skywalker, e visto que ainda não temos trailers a que nos agarrar, espera-se algo como Luke em modo Yoda, e mais aventuras para Finn e Poe. O episódio VII deixou muitas questões por responder - queremos conhecer melhor Snoke, ver Kylo Ren a percorrer um trajecto interessante como antagonista, e veremos o que o grande reforço Benicio del Toro dará à saga.

4. Baby Driver
Realizador: Edgar Wright
Elenco: Ansel Elgort, Kevin Spacey, Jon Hamm, Lily James, Jon Bernthal, Jamie Foxx

    O realizador de Scott Pilgrim vs. the World e Shaun of the Dead está de regresso, e novamente com uma premissa original e ousada que se arrisca a virar filme de culto. O homem que pôs Michael Cera a combater tudo e todos pela sua Ramona, volta a ter na música uma personagem integrante do imaginário do filme - em 'Baby Driver', Ansel Elgort será Baby, um rapaz que tentará deixar a vida de criminoso no passado depois de se apaixonar por Deborah (Lily James).
    Agora vem a parte arriscada: Baby sofre de tinnitus e por isso toda a acção será coreografada ao ritmo das músicas que ele ouve (Elgort poderá ter uma das melhores personagens de 2017, sobretudo se estiver sempre de headphones postos). Espera-se uma boa colectânea de músicas, e se o conceito não chega, então juntem à coisa Kevin Spacey, Jon Hamm, Jon Bernthal e Jamie Foxx.

5. Mother
Realizador: Darren Aronosky
Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris, Domnhall Gleeson, Michelle Pfeiffer

    Noah não foi nada de especial, mas Aronofsky não deixou por isso de ser o génio atrás de Requiem of a Dream, Black Swan, The Fountain e π. Ver Jennifer Lawrence ao serviço de Aronofsky era um sonho de qualquer cinéfilo, depois do que o realizador conseguiu retirar de Natalie Portman; e entretanto, Aronofsky e Lawrence viraram namorados. Fun fact.
    A premissa é simples: um casal vê a sua relação ser testada quando um conjunto de visitas (não convidadas) interrompe a sua paz e tranquilidade habituais. Javier Bardem, Domnhaall Gleeson, Ed Harris e Michelle Pfeiffer são razões mais do que suficientes para fazer deste um dos melhores elencos do ano vindouro.

6. Projecto Paul Thomas Anderson
Realizador: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis

    Não se sabe muito, mas também não era preciso. Supostamente terá o mundo da moda em Londres dos anos 50 como ambiente, e só está ainda Day-Lewis ligado ao projecto (se tivéssemos mais dados, e conhecêssemos outros membros do elenco, surgiria muito provavelmente uns lugares acima). A dupla que criou uma obra-prima com There Will Be Blood volta a unir forças, e não será choque nenhum se estiverem a caminho nomeações para PTA e DDL. Nota: Day-Lewis não tem nenhum filme desde 2012, quando Lincoln lhe valeu o seu 3.º óscar.

7. Annihilation
Realizador: Alex Garland
Elenco: Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Oscar Isaac, Tessa Thompson, Gina Rodriguez

    Estaríamos atentos a qualquer coisa que fosse o passo seguinte de Alex Garland depois de Ex Machina. Novamente num registo de ficção científica, Garland terá Natalie Portman como protagonista, uma bióloga que embarca numa expedição que não corresponde ao que ela esperava. O elenco tem grandes actrizes - Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson e Gina Rodriguez - e há ainda Oscar Isaac, que talvez vire actor-fetiche de Garland.

8. The Killing of a Sacred Deer
Realizador: Yorgos Lanthimos
Elenco: Colin Farrell, Nicole Kidman, Alicia Silverstone, Bill Camp, Raffey Cassidy

    Yorgos Lanthimos volta a contar com Colin Farrell num filme seu, depois de The Lobster ter corrido às mil maravilhas. Tudo o que a produtora A24 escolhe produzir tem uma razão de existir, e de Lanthimos só se espera algo bizarro, desconfortável mas cheio de mensagem.

9. The Death of Stalin
Realizador: Armando Iannucci
Elenco: Jeffrey Tambor, Steve Buscemi, Rupert Friend, Andrea Riseborough, Olga Kurylenko, Jason Isaacs, Michael Palin

    O criador da série Veep aventura-se num Drama que explora os dias finais da vida de Joseph Stalin e o caos subsequente da sua morte. Sátira política é com ele, e alguém fez um bom trabalho de casting, já agora.

10. You Were Never Really Here
Realizadora: Lynne Ramsay
Elenco: Joaquin Phoenix, Alessandro Nivola, Ekaterina Samsonov

    Desde o perturbador We Need to Talk About Kevin, com Tilda Swinton e Ezra Miller, Lynne Ramsay limitou-se a fazer uma curta. É por isso muito antecipado o seu regresso, que contará com Joaquin Phoenix na pele de um veterano de guerra focado em retirar uma rapariga de uma rede de tráfico sexual. Sim, cheira a Taxi Driver. E nós não nos importamos nada.

11. Okja
Realizador: Joon-ho Bong
Elenco: Jake Gyllenhaal, Tilda Swinton, Lily Collins, Paul Dano, Giancarlo Esposito, Steven Yeun

    Filme Netflix, com a Plan B de Brad Pitt envolvida na produção. O sul-coreano Joon-ho Bong colocou-se nas bocas do mundo quando realizou Snowpiercer e desde aí temos ficado a aguardar pacientemente por novo trabalho - Tilda Swinton volta a colaborar com Bong, mas há ainda Gyllenhaal, Dano, Lily Collins, Giancarlo "Gus Fring" Esposito e Steven "Glen" Yeun. No centro, uma criança chamada Mija que tudo fará para impedir que uma multi-nacional rapte o seu melhor amigo, um animal gigantesco chamado Okja.

12. Suburbicon
Realizador: George Clooney
Elenco: Matt Damon, Julianne Moore, Oscar Isaac, Josh Brolin

    Realizado por Clooney (preferimo-lo claramente atrás da câmara do que como objecto focado), escrito pelos Coen, e com Damon, Moore, Isaac e Brolin. Não é de génio apostar que pode andar nas cogitações dos Óscares 2018.

13. Projecto Kathryn Bigelow
Realizadora: Kathryn Bigelow
Elenco: John Boyega, Jack Reynor, Will Poulter, John Krasinski, Jason Mitchell, Anthony Mackie, Jeremy Strong

    Outro filme com ADN Óscar. Depois de recentemente ter realizado Zero Dark Thirty The Hurt Locker, aquela que é muito provavelmente a realizadora mais prestigiada e aclamada de Hollywood vira atenções para Detroit em 1967. O elenco está cheio de underdogs e jovens talentos.

14. The Snowman
Realizador: Tomas Alfredson
Elenco: Michael Fassbender, Rebecca Ferguson, Val Kilmer, J. K. Simmons, Chloë Sevigny

    Inspirado na obra do norueguês Jo Nesbø, com Fassbender a ser o detective Harry Hole. Conseguirá Tomas Alfredson (Tinker Tailor Soldier Spy) fazer um thriller à la Fincher?

15. Guardians of the Galaxy Vol. 2 (Trailer)
Realizador: James Gunn
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Bradley Cooper, Vin Diesel, Karen Gillan, Sylvester Stallone, Kurt Russell, Elizabeth Debicki

    O primeiro Guardians of the Galaxy foi sem dúvida um dos melhores filmes de super-heróis da Marvel de que há memória. Por isso mesmo, mas agora com um Groot bebé, faz todo o sentido que haja nova mixtape para Star-Lord e o seu gangue. Sylvester Stallone, Kurt Russell, Tommy Flanagan e Elizabeth Debicki são as novidades, sendo que Russell será Ego, o misterioso pai que Star-Lord nunca conheceu.

16. Mute
Realizador: Duncan Jones
Elenco: Alexander Skarsgard, Justin Theroux, Paul Rudd, Sam Rockwell (rumor)

    Duncan Jones, o senhor a que temos que agradecer por Moon (2009), decidiu fazer uma "sequela espiritual" do filme com Sam Rockwell e a Netflix não perdeu tempo em garantir o filme. Alexander Skarsgard, um barman mudo (tão bom fechar os olhos e imaginar esta personagem) será o protagonista, e os cirurgiões americanos que surgem na sinopse da história devem ser, imaginamos, Justin Theroux e Paul Rudd. O IMDb lança Sam Rockwell como uma presença possível. Era bom.

17. T2: Trainspotting (Trailer)
Realizador: Danny Boyle
Elenco: Ewan McGregor, Jonny Lee Miller, Robert Carlyle, Ewen Bremner, Kelly Macdonald, Shirley Henderson

    Já viram o trailer? Aquele com a música de Wolf Alice.. Sim, aquele que diz: Choose life. Choose Facebook, Twitter, Instagram and hope that someone, somewhere cares. Choose looking up old flames, wishing you've done all differently. And choose watching History repeat itself. Choose your future. Choose reality TV, slut shaming, revenge porn. Choose a zero-hour contract, a two-hour journey to work. And choose the same for your kids, only worse, and smother the pain with an unknown dose of an unknown drug made in somebody's kitchen. And then... take a deep breath. You're an addict, so be addicted. Just be addicted to something else. Choose the ones you love, Choose your future, Choose life. 
    Éramos capazes de ver um filme deste "gangue" por ano. 2017 é o ano em que isso acontece.

18. The Discovery
Realizador: Charlie McDowell
Elenco: Rooney Mara, Jason Segel, Robert Redford, Riley Keough, Jesse Plemons

    O papel de Jason Segel como David Foster Wallace em The End of the Tour ainda não nos saiu da cabeça. E o novo projecto em que está envolvido tem tudo para correr bem: 'The Discovery' segue uma história de amor 1 ano depois da vida depois da morte ser cientificamente comprovada. Rooney Mara e Jason Segel chegavam para nos convencer, mas há ainda Redford e dois actores que não páram de se associar aos filmes e séries certos - Riley Keough e Jesse Plemons.

19. The Glass Castle
Realizador: Destin Cretton
Elenco: Brie Larson, Woody Harrelson, Naomi Watts, Max Greenfield, Sarah Snook

    Foi com Room que Brie Larson disparou em termos de notoriedade, ganhando inclusive o Óscar de Melhor Actriz. Mas a rapariga que agarrou há poucos meses o papel de Captain Marvel convenceu-nos dois anos antes, quando em 2013 liderou Short Term 12. O realizador desse filme? Destin Cretton, que volta agora a reencontrar-se com a sua musa. 'The Glass Castle' dá a Larson uma personagem forte, inserida numa família peculiar.


20. Molly's Game
Realizador: Aaron Sorkin
Elenco: Jessica Chastain, Idris Elba, Kevin Costner, Michael Cera, Chris O'Dowd, Jeremy Strong, Bill Camp

    Nos Óscares de 2015, Idris Elba e Jessica Chastain subiram ao palco para anunciar vencedores. E que bem que ficavam um ao lado do outro. Aaron Sorkin, um dos mais reputados argumentistas da actualidade, deve ter pensado o mesmo, e contará com esta dupla carismática na sua estreia como realizador.
    Chastain será a protagonista, como Molly Bloom, e teremos uma interessante visita ao mundo do póker, com o FBI pelo meio. Falar sorkiniano não é para todos, mas já estava mais do que na altura de Sorkin se aventurar um pouco, depois de escrever coisas como The West Wing, The Social Network ou Moneyball.

21. Downsizing
Realizador: Alexander Payne
Elenco: Matt Damon, Kristen Wiig, Christoph Waltz, Alec Baldwin, Margo Martindale, Jason Sudeikis, Neil Patrick Harris

    Payne não faz nada desde Nebraska, que não foi tão consensual como The DescendantsSideways ou About Schmidt. De 'Downsizing' espera-se um filme simples, satirizante mas profundo e quando se garante Christoph Waltz num filme é sinal que há qualquer coisa de especial lá. Como se o restante elenco não chegasse por si só...

22. The Kidnapping of Edgardo Mortara
Realizador: Steven Spielberg
Elenco: Mark Rylance, Oscar Isaac

    Spielberg há-de ter gostado de trabalhar com Rylance (melhor actor secundário em 2016) porque, depois de Bridge of Spies, contou com ele em BFG e voltará a tê-lo em 'The Kidnapping of Edgardo Mortara'. Hoje em dia a chegada de um filme de Spielberg não é um evento por si só como era antigamente, mas enquanto prepara Ready Player One e It's What I Do (este último com Jennifer Lawrence), será bom ver Mark Rylance como Pio IX e, claro, o homem-que-nunca-falha Oscar Isaac.


23. Spider-Man: Homecoming (Trailer)
Realizador: Jon Watts
Elenco: Tom Holland, Robert Downey Jr., Marisa Tomei, Michael Keaton, Donald Glover, Zendaya

    Tom Holland deixou uma boa impressão em Captain America: Civil War. Mas em 2017 o palco é finalmente seu, com Iron Man (Downey Jr.) como mentor e a dificuldade de conjugar os T.P.C.'s e lutar contra Vulture, um vilão interpretado por Michael Keaton.

24. The Lego Batman Movie (Trailer)
Realizador: Chris McKay
Elenco: Will Arnett, Michael Cera, Zach Galifianakis, Jenny Slate, Ralph Fiennes, Rosario Dawson

    Tão bom que poderá ser ver um Batman no gozo com tudo o que envolve Gotham. Will Arnett (voz de Bojack Horseman e que já deu voz a Batman em The Lego Movie) lidera um elenco em que Zach Galifianakis dará voz a Joker, Jenny Slate a Harley Quinn e Michael Cera a Robin. Vai dar para rir.

25. Alien: Covenant (Trailer)
Realizador: Ridley Scott
Elenco: Katherine Waterson, Michael Fassbender, James Franco, Noomi Rapace, Carmen Ejogo, Guy Pearce, Billy Crudup, Demián Bichir

    Outro dos regressos de 2017, num ano que se prevê épico para a ficção científica, é a saga Alien. Ridley Scott descobriu em Katherine Waterson a sua nova Sigourney Weaver, e o filme liga-se a Prometheus através de David, a personagem de Fassbender. 

26. Hostiles
Realizador: Scott Cooper
Elenco: Christian Bale, Rosamund Pike, Ben Foster, Stephen Lang, Jesse Plemons, Paul Anderson

    Christian Bale é o protagonista. Não precisamos de mais nada. 

27. Darkest Hour
Realizador: Joe Wright
Elenco: Gary Oldman, Ben Mendelsohn, John Hurt, Lily James, Kristin Scott Thomas

    Estão a ver o senhor nesta imagem? É Gary Oldman. A sério, é mesmo Gary Oldman, o camaleão. O homem que foi Sirius fará de Winston Churchill - uma responsabilidade depois do nível apresentado por John Lithgow em The Crown, da Netflix -, mas há também Ben Mendelsohn como Rei George VI, já interpretado por Colin Firth n'O Discurso do Rei. Será que estarão à altura dos seus antecessores?

28. Projecto Alexander McQueen
Realizadores: Andrew Haigh
Elenco: Jack O'Connell

    Fãs da sua personagem Cook na série britânica Skins, temos acompanhado a carreira cinematográfica de Jack O'Connell desde Starred Up a '71, passando por Unbroken e Money Monster. O papel do bad boy da moda, Alexander McQueen, falecido em 2010 com 40 anos, parece ser mais do que perfeito para O'Connell.

29. Beauty and the Beast (Trailer)
Realizador: Bill Condon
Elenco: Emma Watson, Dan Stevens, Ewan McGregor, Ian McKellen, Luke Evans, Kevin Kline, Emma Thompson, Stanley Tucci, Josh Gad, Gugu Mbatha-Raw

    Só não é o filme mais esperado de 2017 da Disney porque os Star Wars pertencem à companhia. Mas nenhum conto de fadas está a gerar tanto barulho como esta recriação. A banda sonora chegava, mas o elenco é um luxo ao serviço de Bill Condon.

30. Tully
Realizador: Jason Reitman
Elenco: Charlize Theron, Mackenzie Davis, Mark Duplass

    Os últimos filmes de Reitman desiludiram, mas o realizador de Juno, Thank You For Smoking e Up in the Air tem um pequeno tesourinho em mãos: 'Tully' juntará Charlize Theron e Mackenzie Davis, numa comédia sobre maternidade e baseada nos laços criados entre uma mãe (Theron) e a ama (Davis) dos filhos.

31. The Mercy
Realizador: James Marsh
Elenco: Colin Firth, Rachel Weisz, David Thewlis

    O realizador de The Theory of Everything, que realizou mais recentemente um episódio da brilhante série The Night Of, conta a história de Donald Crowhurst. Colin Firth vai andar pelos mares a tentar sobreviver sozinho.

32. Stronger
Realizador: David Gordon Green
Elenco: Jake Gyllenhaal, Tatiana Maslany, Clancy Brown, Frankie Shaw

    Nem é tanto por Jake Gyllenhaal que destacamos este filme. É mesmo por Tatiana Maslany que, depois do seu trabalho em Orphan Black, merece tudo de bom. Mesmo.

33. Lean On Pete
Realizador: Andrew Haigh
Elenco: Charlie Plummer, Travis Fimmel, Steve Buscemi, Chloë Sevigny, Thomas Mann, Steve Zahn

    45 Years confirmou o valor de Andrew Haigh, e 2017 tem tudo para ser um bom ano (o nosso número 28 também o inclui) para o realizador. 'Lean On Pete' pode elevar Charlie Plummer ao estatuto de um dos actores-revelação do próximo ano.

34. Mudbound
Realizadora: Dee Rees
Elenco: Garrett Hedlund, Carey Mulligan, Jason Mitchell, Jason Clarke, Jonathan Banks, Rob Morgan, Mary J. Blidge

    Garrett Hedlund e Jason Mitchell parecem ser uma dupla suficientemente improvável para que valha a pena ver Mudbound. É sempre bom ver no Cinema a adaptação pós-guerra, e é sempre bom ver Carey Mulligan. Tem Mary J. Blidge, mas desde que não desate a cantar a "One" dos U2, tudo bem.

35. Logan (Trailer)
Realizador: James Mangold
Elenco: Hugh Jackman, Boyd Holbrook, Patrick Stewart

     Espera-se violência e um tom diferente neste filme R-rated que deve significar a despedida de Hugh Jackman da pele de Wolverine. Aquele trailer com a música de Johnny Cash não deixa ninguém indiferente.

36. God Particle
Realizador: Julius Onah
Elenco: Daniel Brühl, Gugu Mbatha-Raw, Elizabeth Debicki, David Oyelowo, Chris O'Dowd

    O universo Cloverfield expande-se e J. J. Abrams produz um filme que acompanhará uma equipa de astronautas. Daniel Brühl, Gugu Mbatha-Raw e Elizabeth Debicki são os principais motivos que nos fazem acreditar nisto.

37. Euphoria
Realizadora: Lisa Langseth
Elenco: Alicia Vikander, Eva Green, Charlotte Rampling, Charles Dance

    Alicia Vikander e Eva Green são aquilo a que poderíamos chamar: aquele sonho recorrente que não me larga as noites. No entanto, em 'Euphoria' serão duas irmãs em conflito, Ines e Emilie, a viajar pela Europa.

38. The Current War
Realizador: Alfonso Gomez-Rejon
Elenco: Benedict Cumberbatch, Michael Shannon, Nicholas Hoult, Katherine Waterson, Tom Holland

    Me and Earl and the Dying Girl deixou excelentes indicações relativamente a Gomez-Rejon, o aprendiz de Scorsese e Iñárritu. O novo desafio colocará frente-a-frente os rivais Thomas Edison (Cumberbatch) e George Westinghouse (Shannon).

39. Wind River
Realizador: Taylor Sheridan
Elenco: Elizabeth Olsen, Jeremy Renner, Jon Bernthal, Gil Birmingham

    Como actor Taylor Sheridan era pouco mais do que banal. Foi então que decidiu começar a escrever e do nada nasceram Sicario e Hell or High Water. 2017 marca a continuação de Sicario com Soldado, mas marcará também a estreia de Sheridan como realizador de algo escrito por si - Elizabeth Olsen e Jeremy Renner vão unir esforços para desvendar um crime, e Sheridan recupera Bernthal (Sicario) e Gil Birmingham (Hell or High Water).

40. Kingsman: The Golden Circle
Realizador: Matthew Vaughn
Elenco: Taron Egerton, Colin Firth, Channing Tatum, Jeff Bridges, Julianne Moore, Mark Strong, Sophie Cookson, Halle Berry, Pedro Pascal, Vinnie Jones, Elton John

    Um pouco como The Nice Guys este ano, os Kingsman chegaram em boa hora, oferecendo um filme descontraído e uma lufada de ar fresco nos filmes de acção - um hibrido entre 007 e Marvel. No novo capítulo, intitulado The Golden Circle, Channing Tatum junta-se à equipa, mas há também Jeff Bridges, Julianne Moore, Halle Berry e Pedro Pascal. E mais dois: Vinnie Jones e Elton John (por favor, têm que nos dar uma cena com ambos).


41. Coco
Realizadores: Lee Unkrich, Adrian Molina
Elenco: Anthony Gonzalez, Gael García Bernal, Benjamin Bratt, Renee Victor

    A Pixar não brinca em serviço, e 'Coco' adiciona ao maravilhoso mundo criado pelos criativos da companhia um miúdo mexicano e o desvendar de um mistério centenário. Lee Unkrich é uma das cabeças a que devemos agradecer por Toy Story, por isso 'Coco' está em boas mãos.


42. Wonderstruck
Realizador: Todd Haynes
Elenco: Julianne Moore, Millicent Simmonds, Michelle Williams, Tom Noonan

    Depois de trabalharem juntos em Safe (1995), Todd Haynes, o realizador do aclamado-pela-crítica Carol com Cate Blanchett e Rooney Mara, volta a ter Julianne Moore num filme seu. As duas timelines simultâneas do filme tornam o plot interessante.


43. Battle of the Sexes
Realizadores: Jonathan Dayton, Valerie Faris
Elenco: Emma Stone, Steve Carell, Elisabeth Shue, Andrea Riseborough, Sarah Silverman, Eric Christian Olsen

    Billie Jean King (Emma Stone) contra Bobby Riggs (Steve Carell). História do Ténis a ser reconstruída no grande ecrã.

44. Sidney Hall
Realizador: Shawn Christensen
Elenco: Logan Lerman, Elle Fanning, Kyle Chandler, Michelle Monaghan, Blake Jenner, Margaret Qualley

    A caminhada de um jovem escritor de sucesso, da fama até à auto-destruição. Logan Lerman deve surgir em três fases da vida - aos dezoito, vinte e quatro e trinta anos de idade.

45. Wildlife
Realizador: Paul Dano
Elenco: Carey Mulligan, Jake Gyllenhaal

    Paul Dano, um daqueles actores que merecia muito mais destaque do que aquele que tem, senta-se na cadeira de realizador pela primeira vez. A apadrinhar este começo, Carey Mulligan e Jake Gyllenhaal como protagonistas. Contem connosco.

46. King Arthur: Legend of the Sword (Trailer)
Realizador: Guy Ritchie
Elenco: Charlie Hunnam, Jude Law, Annabelle Wallis, Eric Bana, Djimon Hounsou, Aidan Gillen

    Guy Ritchie é, normalmente, a garantia de um bom filmes de acção. O ex-marido de Madonna demonstrou com os vários Sherlock Holmes que se adequa a histórias de época, e contará com Charlie Hunnam como Rei Artur e um elenco de luxo de coadjuvantes.

47. Wonder Woman (Trailer)
Realizadora: Patty Jenkins
Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Connie Nelsen, Elena Anaya

    O melhor que Batman vs Superman: Dawn of Justice teve é capaz de ter sido a fulgurante e carismática entrada de Wonder Woman no universo Marvel, com Gal Gadot a convencer. Segue-se agora o filme a solo, quase tão antecipado como Black Panther (2018).

48. Wonder
Realizador: Stephen Chbosky
Elenco: Jacob Tremblay, Julia Roberts, Owen Wilson, Mandy Patinkin

    O pequeno e amoroso Jacob Tremblay transforma-se fisicamente numa personagem que terá como principal desafio a sua adaptação a uma nova escola. Stephen Chbosky fez um excelente trabalho em The Perks of being a Wallflower, e o percurso ascendente de Tremblay só tem a ganhar com papéis assim.

49. Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Realizador: Martin McDonagh
Elenco: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, Peter Dinklage, John Hawkes, Lucas Hedges

    Espera-se um papel forte de Frances McDormand num filme em que a sua Mildred Hayes se revoltará contra a polícia local depois da morte da sua filha. McDormand contra Sam Rockwell e Woody Harrelson promete...


50. The Dinner
Realizador: Oren Moverman
Elenco: Richard Gere, Laura Linney, Rebecca Hall, Steve Coogan, Chloë Sevigny

    A logline faz lembrar imediatamente Carnage, de Polanski, mas será curioso ver a abordagem de Moverman (habitualmente mais guionista do que realizador) num filme sobre pais em conflito em defesa dos seus filhos.

51. The Book of Henry
Realizador: Colin Trevorrow
Elenco: Jaeden Lieberher, Naomi Watts, Lee Pace, Jacob Tremblay, Dean Norris, Maddie Ziegler, Sarah Silverman

    Antes de realizar o Episódio IX de Star Wars, Colin Trevorrow dedica-se de corpo e alma a um filme bem menos comercial - um rapaz-prodígio e precoce (Jaeden Lieberher) terá a ajuda da sua mãe solteira e do irmão mais novo (sim, aquela cabecinha é de Jacob Tremblay) para salvar a sua paixoneta (Maddie Ziegler, dançarina de Sia em vários videoclips) dos maus tratos do seu pai, interpretado por Dean Norris, o Hank de Breaking Bad.

52. It Comes At Night
Realizador: Trey Edward Shults
Elenco: Joel Edgerton, Riley Keough, Carmen Ejogo, Christopher Abbott

    Krisha marcou a estreia de Trey Edward Shults nas longas-metragens e garantiu-lhe um salto em termos de actores ao seu dispor - o filme é de terror, e Shults sabe trabalhar bem com o paranormal e incómodo, tendo agora Joel Edgerton como cabeça-de-cartaz num elenco bastante equilibrado.

53. Justice League (Trailer)
Realizador: Zack Snyder
Elenco: Ben Affleck, Henry Cavill, Gal Gadot, Ezra Miller, Jason Momoa, Ray Fisher, Amy Adams, J. K. Simmons

    Ultimamente os filmes de super-heróis não andam famosos, mas a DC tem estado particularmente medíocre - Batman v Superman: Dawn of Justice e Suicide Squad não correram bem. Nada bem. Por isso mesmo, as nossas expectativas estão baixas para Justice League, embora queiramos ver Ezra Miller como Flash.

54. D'après une histoire vraie
Realizador: Roman Polanski
Elenco: Eva Green, Emmanuelle Seigner, Vincent Perez

    Polanski já fez coisas boas e coisas menos boas, como tantos outros realizadores. Mas não se pode pedir muito mais do que ter Eva Green a falar francês.

55. The Dark Tower
Realizador: Nikolaj Arcel
Elenco: Idris Elba, Matthew McConaughey, Tom Taylor, Katheryn Winnick, Abbey Lee, Jackie Earle Haley

    O livro de Stephen King chega finalmente ao grande ecrã, com Idris Elba como Gunslinger e Matthew McConaughey como vilão. Temos algumas dúvidas quanto ao resultado final, mas bastante esperança que dê certo.

56. How to Talk to Girls At Parties
Realizador: John Cameron Mitchell
Elenco: Elle Fanning, Alex Sharp, Nicole Kidman, Ruth Wilson

    Os jovens Alex Sharp e Elle Fanning protagonizarão uma comédia original que terá tanto de roqueiro como de alienígena.

57. Get Out (Trailer)
Realizador: Jordan Peele
Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener, Bradley Whitford, Keith Stanfield

    Uma das metades da dupla Key & Peele, Jordan Peele, foge à sua praia e registo habitual em termos de comédia e prepara-se para se lançar numa história de terror bizarra (mas que pode ser poderosa e vanguardista). Daniel Kaluuya - espectacular num dos episódios da primeira temporada de Black Mirror - já merecia protagonizar algo, e Keith Stanfield é sempre genial onde quer que apareça.


58. Mektoub is Mektoub
Realizador: Abdellatif Kechiche

    Depois de La vie d'Adèle, que não demorará muitos anos a tornar-se um dos clássicos do cinema europeu moderno, Abdellatif Kechiche tem novo projecto - um jovem argumentista regressa às origens e dá por si envolvido num triângulo amoroso com uma rapariga e a mulher de um produtor interessado em financiar um filme seu. Não dizíamos que não a Adèle Exarchopoulos entrar no filme.

59. Wilson (Trailer)
Realizador: Craig Johnson
Elenco: Woody Harrelson, Laura Dern, Margo Martindale, Judy Greer, Isabella Amara

    O trailer mostra Woody Harrelson como o solitário e neurótico Wilson, saído das BD's de Daniel Clowes. Boa personagem. Será suficiente para carregar o filme?

60. Baywatch (Trailer)
Realizador: Seth Gordon
Elenco: Dwayne Johnson, Alexandra Daddario, Zac Efron, Kelly Rohrbach, Priyanka Chopra, David Hasselhoff

    Com cameos garantidas para as lendas originais David Hasselhoff e Pamela Anderson, Baywatch será tanto melhor quanto menos se levar a si próprio a sério. O trailer deixa antever uma comédia do género de 21 Jump Street, e Zac Efron tem-se transformado num actor extremamente adequado para esse registo. Se tudo isto não resultar, contentemo-nos com Alexandra Daddario.



Para além destes 60 filmes, há ainda muitos mais: os comerciais e blockbusters Pirates of the Caribbean: Dead Man Tell No Tales, The Fate of the FuriousWar for the Planet of the Apes, Kong: Skull Island, Transformers: The Last Knight, e mais um fime Marvel com Thor: Ragnarök que introduz Cate Blanchett no mundo das BD's; Tom Cruise resgata The Mummy, embora tenhamos maiores expectativas para outro filme seu (American Made), os Power Rangers chegam ao grande ecrã, Keanu Reeves volta a ser John Wick em John Wick: Chapter 2, e às sequelas de animação Despicable Me 3 e Cars 3 junta-se Boss Baby, que tem algum potencial.
     Scarlett Johansson entrará em Ghost in the Shell e na comédia com nome de música dos Black Eyed Peas, Rock That Body, com Kate McKinnon, Zoë Kravitz, Ilana Glazer, Demi Moore e Ty Burrell; Coldest City põe Charlize Theron como agente do MI6, e Luc Besson tem o seu Valerian and the City of a Thousand Planets. Há terror com Annabelle 2 e It, há uma nova etapa para um simpático urso em Paddington 2, um novo filme de Woody Allen com Kate Winslet e Justin Timberlake e também um projecto Netflix com Brad Pitt, War Machine.
    Continuando, e sem dar grande destaque a Fifty Shades Darker, The Circle (um dos nossos destaques há um ano atrás, pensando que estrearia em 2016) tem os ingredientes certos - James Ponsoldt, Emma Watson e a obra de Dave Eggers como fonte -, Mary Magdalene colocará Rooney Mara e Joaquin Phoenix em contexto bíblico, Yeh Din Ka Kissa junta Adam Sandler, Ben Stiller, Dustin Hoffman e Emma Thompson ao dispor da mente de Noah Baumbach, e Isabelle Huppert depois de um 2016 fantástico entra no novo filme de Michael Haneke, Happy End.
    Soderbergh tem um elenco incrível em Logan Lucky - Daniel Craig, Channing Tatum, Adam Driver, Katherine Waterson, Riley Keough, Hilary Swank e mais uns -, The Greatest Showman dá a Hugh Jackman o destaque como entertainer nato num circo, Patient Zero será o zombie-movie do ano, Joachim Trier tem novo filme (Thelma), tal como Sofia Coppola (The Beguiled), podendo-se ainda referir Lady Bird (estreia de Greta Gerwig na realização, com Saoirse Ronan) e as comédias Landline e Table 19 (esta última tendo como premissa seguir um conjunto de renegados que formam a mesa das "sobras" num casamento). Se tivéssemos a certeza que o novo filme de Adam McKay (The Big Short), acerca de Dick Cheeney, estreava em 2017 estaria no lote de filmes lá em cima e, para acabar, tomem lá o elenco do próximo filme de Terrence Malick, Weightless: Christian Bale, Natalie Portman, Michael Fassbender, Cate Blanchett, Ryan Gosling, Rooney Mara, Benicio del Toro, Val Kilmer, Haley Bennett e Boyd Holbrook. Parece batota. 

Oxalá que 2017 seja tão bom como aparenta. Acreditamos que sim, pelo menos no Cinema.

0 comentários:

Enviar um comentário