7 de outubro de 2015

Previsões Óscares 2016 (Actualizado a 07/10/15)

Um mês depois de olharmos para os Óscares 2016 pela primeira vez, está na altura de actualizar tendências e perceber que filmes, realizadores, actores e actrizes têm ganho cotação e visto as suas hipóteses de terem uma noite dourada a 28 de Fevereiro aumentarem.
    Mantemos o foco nas categorias de Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Actor Secundário, Melhor Actriz Secundária e Melhor Realizador.
    Passado um mês e depois de vários filmes terem estreado nos EUA, em festivais ou já no Cinema, 'Spotlight' e 'Room' terão sido quem viu a sua reputação crescer de forma galopante. Em consequência disso, Michael Keaton poderá ser nomeado novamente, agora como secundário, e Brie Larson, que aos 26 anos já se destacara principalmente em 'Short Term 12' começa a construir um buzz suficiente para ter a sua estreia entre as candidatas a Melhor Actriz.
    Os meses de Novembro e Dezembro são aqueles em que, habitualmente, tudo começa a ganhar forma e as dúvidas passam a certezas, daí que só devamos voltar a actualizar as nossas Previsões no final de Novembro/ início de Dezembro. A grande noite do Cinema acontece a 28 de Fevereiro, e recordamos que os nomeados serão anunciados dia 14 de Janeiro.


Melhor Filme

    Ainda ninguém pôs os olhos em The Revenant, The Hateful Eight e Joy, um trio com muita força e potencial, e por isso mesmo para já Spotlight - o filme que aborda um escândalo de pedofilia relacionado com o clero em Boston, denunciado pelos jornalistas locais - teve um crescendo brutalmente significativo entre os críticos, parecendo já certo que Tom McCarthy, outrora actor de 'The Wire', poderá ambicionar ver o seu filme nomeado para a categoria principal, bem como em termos de realização, actor secundário e argumento original. É curioso verificar que McCarthy realizou em 2014 o flop 'The Cobbler' e a prova do seu ecletismo é que colaborou na adaptação do argumento, ele que teve uma nomeação da Academia pelo argumento de 'Up' em 2010.
    Numa fase tão precoce, 'Spotlight' faz-se acompanhar por Steve Jobs e Carol como verdadeiros produtos cinematográficos de acordo com o gosto habitual da Academia. Em relação a The Danish Girl (só comentaremos quando o virmos) não há consenso - há quem aclame, há quem aponte Redmayne à vitória, há quem diga que Vikander se destaca mais do que o seu co-protagonista, e há quem ache o filme mau. A colaboração entre Steven Spielberg e Tom Hanks, Bridge of Spies, continua bem cotada, mas estes Óscares 2016 parecem mais difíceis de prever à priori do que os últimos.
    É uma certeza que Inside Out pode continuar a ter alguma esperança de surgir entre os nomeados para Melhor Filme, parecendo ter uma mão e meia na estatueta de Melhor Filme de Animação (mas vamos ver se 'O Principezinho' não baralha as contas), e depois há várias coisas como Beasts of No Nation, Sicario, Son of Saul, Me and Earl and the Dying Girl para os quais a coisa ainda pode correr bem. Importa ainda referir The Big Short, Miles Ahead e Concussion, o primeiro pelo valor conjunto e pelo extraordinário elenco (Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling e Steve Carell), e os dois últimos porque também poderão colocar Don Cheadle e Will Smith noutras corridas.
    Room, tal como 'Spotlight' foi quem mais beneficiou em termos mediáticos no decorrer de Setembro. O conceito é interessante: uma mãe (Brie Larson) e o seu filho são enclausurados vivendo num compartimento fechado, acabando ela por tentar levar o seu filho de 5 anos a acreditar que aquele quarto é tudo o que existe no mundo, até ao dia em que conseguem fugir. O filme poderá até não ser nomeado mas Brie Larson está bem colocada entre as possibilidades para Melhor Actriz, e veremos o que o pequeno Jacob Tremblay consegue.


Melhor Actor Principal

    Uma vez que o consenso à volta da interpretação de Eddie Redmayne em 'The Danish Girl' não tem sido o esperado - embora continue muito bem colocado para, um ano depois de vencer, voltar a ser nomeado - poderá ser desta que Leonardo DiCaprio respira fundo finalmente. O actor que já foi 5 vezes nomeado colabora em 'The Revenant' com o realizador Alejandro González Iñárritu e reservamos elevadas expectativas para o seu papel.
    Para além de DiCaprio e Redmayne, Michael Fassbender também é quase uma garantia. Depois de ser nomeado em 2014 pelo seu desempenho secundário em '12 Years a Slave', 2016 poderá marcar a sua primeira nomeação como actor principal, graças ao seu Steve Jobs.
    Abaixo deste trio, há um amplo universo de possibilidades. Desde a veterania de Michael Kaine e Tom Hanks ao irreconhecível Johnny Depp em 'Black Mass', passando ainda por Bryan Cranston, Don Cheadle e Will Smith. E visto que Bradley Cooper é um dos meninos bonitos da Academia, veremos o que faz com 'Brunt', embora o seu papel secundário em 'Joy' também seja uma janela de oportunidade para alcançar o 4.º ano consecutivo a ser nomeado.


Melhor Actriz Principal

    Tudo estava encaminhado para Cate Blanchett voltar a subir ao palco, mas de repente estreou 'Room' e o word-of-mouth em relação a Brie Larson não pára em Hollywood. Até ver, Larson e Blanchett, donas de estatutos bem diferentes no cinema contemporâneo, partem na frente mas todos queremos ver o que Jennifer Lawrence faz em 'Joy' dirigida pelo seu realizador preferido, David O. Russell.
    Entre Carey Mulligan, em 'Suffragette', e Saoirse Ronan ('Brooklyn') é possível que a Academia só opte por uma, isto porque esta temporada de 2015/ 16 inclui vários destaques de actrizes conceituadas como Charlotte Rampling, Lily Tomlin, Maggie Smith e Blythe Danner.
    Há outsiders, certamente, como Emily Blunt em 'Sicario', Sarah Silverman num registo bem diferente do habitual em 'I Smile Back' e a jovem revelação Bel Powley. A própria Charlize Theron, em 'Mad Max: Fury Road' apresenta uma candidatura furiosa, embora tanto possa ser principal como considerada secundária. Na mesma condição estará Alicia Vikander, a actriz que parece ser omnipresente nos tempos recentes, mas em relação a Vikander tudo parece levar a crer que concorrerá como secundária em 'The Danish Girl', até porque assim terá maiores hipóteses de ganhar.


Melhor Actor Secundário

    E se o sucessor de J.K. Simmons for um actor que durante largo período do ano passado foi apontado à vitória na categoria de Melhor Actor? Pois bem, Michael Keaton perdeu (justamente) para Eddie Redmayne, mas aparentemente pode regressar à mesa de possibilidades da Academia graças a 'Spotlight'. Numa categoria sempre interessante, e que se espera bastante lotada este ano, Idris Elba ('Beasts of No Nation') e Benicio del Toro ('Sicario') mantêm-se bem colocados, ao contrário de Paul Dano, Harvey Keitel e Jason Segel. Caso Samuel L. Jackson seja o actor principal de 'The Hateful Eight', os seus companheiros de set serão evidentes candidatos nesta categoria, ou não fossem personagens de Tarantino.. e como se isto tudo não bastasse há ainda que juntar Tom Hardy em 'The Revenant', Robert DeNiro e Bradley Cooper em 'Joy', Mark Rylance em 'Bridge of Spies', Mark Ruffalo também em 'Spotlight', e depois de tudo isto aquele trio - Christian Bale, Brad Pitt e Ryan Gosling - em 'The Big Short'.


Melhor Actriz Secundária

    Mantemos alta confiança que Jennifer Jason Leigh, nas mãos de Tarantino, vai fazer parte do quinteto final. No entanto, precisa certamente de companhia. E neste momento, Rooney Mara e Alicia Vikander parecem ser as actrizes capazes de guerrear pela estatueta, querendo suceder a Patricia Arquette, uma mãe que aturou o seu filho durante 12 anos. À partida, parece que estaremos perante uma categoria forte nas nomeadas mas com pouca e mais fraca concorrência fora do lote principal. Depois do trio Jason Leigh, Mara e Vikander, há algumas actrizes mas muitas dúvidas: Kate Winslet em 'Steve Jobs' é certamente merecedora de um voto de confiança pelo que costuma pôr de si nos papéis, 'Youth' conta com Jane Fonda e Rachel Weisz, Julie Walters e Joan Allen são nomes para incluir, bem como Rachel McAdams.


Melhor Realizador

    Não é impossível Alejandro González Iñárritu arrecadar 2 óscares de Melhor Realizador consecutivos. O facto de 'The Revenant' contar com DiCaprio e Tom Hardy certamente será uma boa ajuda. Tom McCarthy ('Spotlight') intrometeu-se entre os favoritos à nomeação, embora David O. Russell e Tom Hooper sejam nomes que a Academia considera sempre, mesmo que a Crítica não se deixe impressionar pelos seus trabalhos.
    Quentin Tarantino ambiciona ser nomeado pela terceira vez como Realizador, tendo apenas ganho por 2 Argumentos; Steven Spielberg (ainda) é Steven Spielberg, Danny Boyle realizou a versão de 'Steve Jobs' que contará em definitivo para o Cinema, isto sem esquecer outsiders que têm que ser tidos em consideração como Cary Fukunaga, Lenny Abrahamson, Adam McKay, Laszlo Nemes e Alfonso Gomez-Rejon.



MELHOR FILME
The Revenant, Spotlight, Joy, The Hateful Eight, Steve Jobs, Bridge of Spies, The Danish Girl, Carol, Room, Beasts of No Nation, The Big Short, Brookyln, Inside Out, Me and Earl and the Dying Girl, Sicario, Son of Saul, Genius, Trumbo, Miles Ahead, Mad Max: Fury Road, Youth, The Martian, MacBeth, By the Sea, The Lobster


MELHOR ACTOR
Leonardo DiCaprio (The Revenant), Eddie Redmayne (The Danish Girl), Michael Fassbender (Steve Jobs), Michael Caine (Youth), Johnny Depp (Black Mass), Don Cheadle (Miles Ahead), Tom Hanks (Bridge of Spies), Colin Firth (Genius), Bryan Cranston (Trumbo), Géza Röhrig (Son of Saul), Jake Gyllenhaal (Southpaw), Will Smith (Concussion), Samuel L. Jackson (The Hateful Eight), Bradley Cooper (Burnt), Matt Damon (The Martian), Tom Hardy (Legend), Ian McKellen (Mr. Holmes), Jack O'Connell (Money Monster), Tom Hiddleston (I Saw the Light), Ben Foster (Icon), Joseph Gordon-Levitt (The Walk; Snowden), Brad Pitt (By the Sea)

MELHOR ACTRIZ
Brie Larson (Room), Cate Blanchett (Carol), Jennifer Lawrence (Joy), Carey Mulligan (Sufragette), Charlotte Rampling (45 Years), Saoirse Ronan (Brooklyn), Lily Tomlin (Grandma), Blythe Danner (I'll See You in My Dreams), Maggie Smith (The Lady in the Van), Emily Blunt (Sicario), Marion Cotillard (MacBeth), Charlize Theron (Mad Max: Fury Road), Sandra Bullock (Our Brand is Crisis), Julianne Moore (Freeheld), Sarah Silverman (I Smile Back), Angela Jolie (By the Sea), Cate Blanchett (Truth), Bel Powley (The Diary of a Teenage Girl)

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Michael Keaton (Spotlight), Idris Elba (Beasts of No Nation), Benicio del Toro (Sicario), Tom Hardy (The Revenant), Mark Rylance (Bridge of Spies), Mark Ruffalo (Spotlight), Bradley Cooper (Joy), Harvey Keitel (Youth), Robert DeNiro (Joy), Kurt Russell (The Hateful Eight), Jason Segel (The End of the Tour), Paul Dano (Love and Mercy), Jacob Tremblay (Room), Christian Bale (The Big Short), Brad Pitt (The Big Short), Ryan Gosling (The Big Short), Bruce Dern (The Hateful Eight), Christoph Waltz (Spectre), Walton Goggins (The Hateful Eight), Joel Edgerton (Black Mass)


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Alicia Vikander (The Danish Girl), Rooney Mara (Carol), Jennifer Jason Leigh (The Hateful Eight), Kate Winslet (Steve Jobs), Jane Fonda (Youth), Joan Allen (Room), Rachel Weisz (Youth), Julie Walters (Brooklyn), Rachel McAdams (Spotlight), Meryl Streep (Sufragette), Alicia Vikander (Ex Machina), Emayatzy Corinealdi (Miles Ahead), Ellen Page (Freeheld)


MELHOR REALIZADOR
Alejandro González Iñárritu (The Revenant), Tom McCarthy (Spotlight), David O. Russell (Joy), Quentin Tarantino (The Hateful Eight), Danny Boyle (Steve Jobs), Cary Fukunaga (Beasts of No Nation), Steven Spielberg (Bridge of Spies), Lenny Abrahamson (Room), Tom Hooper (The Danish Girl), Laszlo Nemes (Son of Saul), Denis Villeneuve (Sicario), George Miller (Mad Max: Fury Road), John Crowley (Brooklyn), Alfonso Gomez-Rejon (Me and Earl and the Dying Girl), Todd Haynes (Carol), Don Cheadle (Miles Ahead), Jodie Foster (Money Monster), Angelina Jolie (By the Sea), Michael Grandage (Genius), Pete Docter (Inside Out), Adam McKay (The Big Short)

0 comentários:

Enviar um comentário