
A 9.ª jornada teve algumas equipas que não sofreram golos (Liverpool, Hull, Arsenal, Southampton, Swansea e QPR) e teve como principal destaque a exibição de Alexis Sánchez, a resolver a partida diante do Sunderland com um bis. Na frente, 3 avançados fizeram a diferença - Wilfried Bony, Samuel Eto'o e, por fim, Charlie Austin. No jogo grande Drogba colocou o Chelsea na frente mas van Persie empatou ao cair do pano, o Newcastle surpreendeu o Tottenham e o "verdadeiro" jogo grande da jornada acabou por ser o West Ham-Manchester City com os hammers a vencerem com total justiça por 2-1. Para o City marcou David Silva, mas no West Ham (que marcou através de Amalfitano e Sakho) destacaram-se as exibições de Alex Song, mais uma vez Diafra Sakho, e Enner Valencia.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2019364-449247)
Se verificarem os posts anteriores com dicas para cada jornada, poderão notar um certo padrão - tem acontecido recomendarmos um jogador e ele destacar-se verdadeiramente só na jornada seguinte. Ora vejam, na jornada 8 recomendámos David Silva e foi na 9.ª que ele marcou e teve bónus 3; na jornada anterior (7) tínhamos recomendado Agüero e E. Valencia - é verdade que nessa Agüero marcou e teve bónus, mas foi apenas na seguinte que explodiu com um póker, enquanto que o equatoriano Valencia só marcou efectivamente na jornada seguinte. Por isto mesmo, estejam atentos àquilo que fazem Hazard, Coleman e Tadic, jogadores recomendados na jornada passada. Desta vez, sugerimos:

No plano teórico, Chelsea e Arsenal são as duas equipas que poderão alcançar vitórias mais confortáveis nesta jornada. Na turma de Wenger, o chileno Alexis Sánchez iniciou a época de forma tímida, mas a sua adaptação foi rápida como era esperado e tem explodido definitivamente depois de ter recuperado de uma pequena lesão, funcionando tacticamente agora nas costas de Welbeck. Com o Burnley (último classificado) a visitar o Emirates Stadium, o futebol fluido dos gunners deverá imperar. Danny Welbeck (7.4) é bem capaz de fazer o gosto ao pé, Cazorla e Ramsey poderão também ter impacto, mas as maiores esperanças estarão depositadas no irreverente, explosivo e eficaz Alexis. Agüero, Hazard, Sterling e Di María são os diabos à solta dos restantes candidatos. Alexis Sánchez é o do Arsenal.

É uma aposta de risco mas o calendário a curto-prazo parece bom para o argelino Mahrez. Um dos mais fantásticos dribladores desta edição da Premier League, Mahrez (joga melhor quando actua no flanco direito) poderá ser uma das cartas fortes do Leicester-WBA, podendo também coleccionar bons desempenhos contra Sunderland e QPR nas jornadas vindouras. Com um valor actual de 4.9, Riyad Mahrez é uma opção sólida para 5.º médio e, depois de Pocognoli ter sido castigado pelo ataque do Crystal Palace, veremos se o belga se recompõe ou se Mahrez explora as fraquezas do adversário directo.

Como já dissemos na semana passada, o calendário do Everton é um prenúncio de uma ascensão na tabela (o Everton, aliás, já subiu para um actual 9.º lugar) e de uma defesa mais consolidada. Para que esta fase seja bem aproveitada, a equipa de Roberto Martínez vai precisar de golos e Romelu Lukaku é o principal candidato a consegui-los. Baines e Coleman vão dar sequência ao seu dia-a-dia de locomotivas e estejam atentos às próximas jornadas de Ross Barkley que, com o preço actual, pode-se tornar uma excelente opção para o meio-campo. Voltando a Lukaku, é certo que Eto'o bisou no terreno do Burnley (o que lhe poderá valer a titularidade novamente), mas dificilmente Martínez não colocará Lukaku de início. O portentoso, e ainda com muito para crescer, avançado belga está a ter uma época decente, marcou nos últimos 2 encontros e rapidamente poderá disparar. Contra o Swansea poderia ser interessante Martínez repetir o 4-3-3 com Lukaku descaído para a direita que utilizou na temporada passada. Veremos o que o técnico espanhol, um dos que melhor prepara cada jogo (sobretudo os grandes) na Premier League, dará ao jogo.

Na época passada Jedinak foi um dos melhores médios centro da Premier League. Nunca foi aquele jogador que brilhou do ponto de vista de golos e assistências, mas foi - e é - um recuperador de bolas nato, um líder que equilibra a equipa, que luta, um capitão. No fantasy, e com tanto bom jogador por onde escolher, é complicado apostar em jogadores que não sejam garantias de pontos mas, embora Jedinak tenha 2 dos seus 3 golos esta época marcados de grande penalidade, é possível que em breve o vejamos a transcender-se e a surpreender na meia distância. Pensando apenas no jogo com o combalido e desorientado Sunderland, e uma vez que entre Zaha, Bolasie e Puncheon não se sabe quem Warnock "sentará", Jedinak emerge como uma boa escolha - tem a função de marcar penalties, aparece bem na área nos livres indirectos e cantos. Mais arriscado do que Mahrez, mas igualmente barato.

Christian Benteke regressou da sua lesão e vai para o seu 4.º jogo consecutivo, ainda não marcou, mas o Aston Villa precisa e muito que ele rapidamente recupere o ritmo e ganhe confiança porque a equipa de Paul Lambert não marca há 5 (!) jogos consecutivos. Desde a inesperada vitória em Anfield que o Aston Villa só perde (é certo que entretanto apanhou Chelsea, Arsenal, Manchester City e Everton) e precisamente por isso a recepção ao irregular Tottenham é um bom momento para Benteke despertar do seu sono profundo. Os mais atentos já terão notado que o padrão exibicional de Benteke em terras de Sua Majestade o faz render mais a partir de Janeiro, mas - embora o Tottenham até seja favorito - pode ser que o Aston Villa volte a conseguir marcar nesta jornada, e que Christian Benteke seja o homem-golo.
Outras Opções:
- Guarda-Redes: Desta vez, e ao contrário dos últimos tempos, a nossa recomendação não recai em Fraser Forster. Embora o GR dos saints até possa não sofrer qualquer golo em casa do Hull.. Em todo o caso o "carote" Thibaut Courtois (6.0) parece a opção mais consensual, embora Julian Speroni (5.0) seja mais barato e igualmente interessante. Contra o argentino há apenas o facto de não ser dado como 100% garantida a sua titularidade, depois de ter saído lesionado no jogo com o WBA.
- Defesas: Com Chelsea e Arsenal a receberem QPR e Burnley respectivamente, os seus defesas parecem à partida opções seguras. Por isto mesmo os laterais Branislav Ivanovic (7.3) e Filipe Luís (5.4) podem dar bons pontos - Ivanovic cumpriu o seu castigo na taça da liga, enquanto que o lateral ex-Atlético Madrid é bastante mais barato mas tem contra si o facto de Azpilicueta ameaçar a sua titularidade a curto-prazo. Nos gunners o jovem Callum Chambers (4.6) mantém-se extremamente atractivo considerando o seu preço. Não destacamos Baines e Coleman porque o fizemos recentemente mas, embora o Swansea possa criar problemas com Bony e Sigurdsson, já se sabe que com os laterais do Everton há possibilidades de pontos nos 2 lados do campo.
- Médios: Falaríamos de Diamé (Hull) mas o seu recuo com a introdução de Ben Arfa ou Brady à frente do miolo nuclear tornou-o menos apetecível, e Bruce poderá ter piorado a produção ofensiva da sua equipa. Para além dos médios que já referimos (Ramsey, Cazorla e Barkley incluídos) não se inibam em colocar Ángel Di María (10.2) na sua visita ao rival Manchester City; há menos segurança em prever exibições no Hull-Southampton e Stoke-West Ham, mas com o momento ascendente do Newcastle coloquem Rolando Aarons (5.0) no vosso bloco de notas. Que é como quem diz, na Watchlist.
- Avançados: Não há grande ciência - Diego Costa (10.8) deverá ser titular contra o QPR e tem tudo para premiar quem o manteve na sua equipa; Graziano Pellè (8.3) respira confiança por todos os poros; Sergio Agüero (12.6) costuma aparecer bem contra o Manchester United, embora precise que Silva e Touré joguem. E sim, ainda há Berahino e Enner Valencia (que poderá beneficiar com o facto de Diafra Sakho poder eventualmente não jogar este fim-de-semana).