Depois de ter sonhado com a final da Liga Europa, com o 3º lugar da liga e com a conquista da Taça de Portugal, pode-se dizer que a época 2011/12 do Sporting teve um fim negro... É a minha piadola sem envolver melões.
O jogo começou e nem esperou que eu acabasse de recrutar a minha comida... É que podia começar mas sem haver grandes lances, mas não... A Académica marcou logo aos 3 minutos o que me fez largar a comida e correr rapidamente para o televisor. Conclusão: ajavardei aquilo tudo. Não se faz, Marinho. Não se faz. Primeiro porque com a minha comida não se brinca e depois porque havia muita boa pessoa a ir ao Jamor matar a fome e saiu apenas com um melão. Pumba! Mais uma piadola... Prometo que vou tentar não fazer mais.
Logo a seguir ao golo, a Académica voltou a aproveitar as facilidades da defesa leonina e Edinho cabeceou para a defesa de Rui Patrício. O Sporting raramente criava perigo. Na primeira parte só houve um lance de Wolfswinkel ao lado e um livre de Matias Fernandes também ele ao lado. Ricardo fez uma primeira parte extremamente tranquila. De relevar ainda um fora-de-jogo muito mal assinalado a Diogo Valente que ficava em boa posição e que poderia resultar num lance de perigo.
Dava a sensação que os jogadores estavam com excesso de confiança e que sentiam que mais minuto, menos minuto, acabariam por dar a volta ao resultado naturalmente. Mal a equipa do Sporting. Faltou raça e querer aos jogadores. Bem a equipa de Pedro Emanuel. Solidária e a defender muito bem.
No início da segunda parte houve reacção do Sporting? Não. Houve reacção da Académica, mas não especialmente de Edinho. O avançado português apareceu isolado logo nos primeiros segundos a passe de Adrien e falhou no um-para-um com Rui Patrício. Pouco depois, Cedric lança Marinho na direita, o extremo português cruza para o isolado Edinho e, mais uma vez, o avançado falhou. Desta vez falhou mesmo na bola, porque se acertasse, Rui Patrício dificilmente chegava lá. Na resposta, bola longa para Capel, o espanhol surge isolado, tenta dar um ligeiro toque para desviar a bola do guarda-redes, mas Ricardo estava atento e defendeu com o pé. Excelentes reflexos do guardião da Académica.
Passados alguns minutos, novo erro da arbitragem ao assinalar fora-de-jogo a Edinho. Contudo, Edinho chutou para fora antes de Paulo Baptista apitar. O Sporting voltou à carga e Wolfswinkel em boa posição mas pressionado por um jogador da briosa, remata para grande defesa de Ricardo. Na recarga, o holandês cabeceou muito mal. O Sporting parecia mostrar finalmente alguma vontade de mudar o resultado e após bom trabalho de Insúa na equerda, novamente Wolfswinkel a falhar o alvo de cabeça. Logo a seguir, Polga empurra Edinho pelas costas dentro da área e Paulo Baptista nada assinalou. É uma questão de intensidade que um espectador não tem bem a noção. Contudo, foi uma investida de Polga completamente escusada e que poderia mesmo resultar numa grande penalidade contra o Sporting.
Os minutos passavam e o desespero dos jogadores leoninos aumentava. Os jogadores do Sporting já não pensavam muito no jogo e iam tentando a sorte em remates de longa distância e em bolas paradas. Nada que assustasse imenso Ricardo.
Por fim... um lance que todos os sportinguistas contestaram efusivamente sem razão. Pediram penalti num lance em que entre cabeças, peito e costas, a bola foi ainda resvalar na mão de Cedric. Gritou-se penalti de todos os lados, mas não o era. Bateu na mão, certo. No entanto, não cortou nenhum remate ou jogada perigosa, nem foi intencional. Foi uma mão casual o que faz com que a decisão de Paulo Baptista seja acertada.
O último fôlego ainda surgiu dos pés de Jeffren que surgiu isolado rematando para nova boa defesa de Ricardo. Contudo, o espanhol estava fora-de-jogo juntamente com Onyewu e o fiscal de linha estava atento.
Assim sendo, o Sporting perdeu uma boa oportunidade de salvar a época com a Taça de Portugal e de dar uma alegria aos seus adeptos. Por falar em adeptos, enquanto uns se iam embora soltando valentes "Isto é uma bergonha!" e abalroando repórteres da SIC dando o argumento que eram todos do Benfica, outros juntavam-se ao caminho por onde iam passar os jogadores para dar calduços e atirar papéis de cachorro quente aos árbitros e ao treinador/jogadores da Académica. É triste quando não se sabe controlar a frustração e quando não se sabe perder.
Parabéns à Académica que, para mim, foi uma grande surpresa. Esperava um Sporting aguerrido e com fome de golos. Enganei-me. Parabéns a Adrien pelo grande jogo que fez. Parabéns também às grandes intervenções de Ricardo. Dou ainda os meus parabéns a toda a equipa que sempre se entreajudou imenso, sobretudo defensivamente. E finalmente, os meus parabéns a Pedro Emanuel que esteve incansável a dar indicações posicionais aos seus jogadores. TM
Académica 1 - 0 Sporting
Académica: Ricardo; Cedric, João Real, Abdoulaye, Hélder Cabral; Adrien, Diogo Melo (Danilo), David Simão (Flávio Ferreira); Marinho (Rui Miguel), Diogo Valente, Edinho.
Treinador: Pedro Emanuel
Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Onyewu, Anderson Polga, Insúa (André Martins); Elias (Izmailov), Schaars, Matias Fernandez (Jeffren); Carrillo, Diego Capel, Wolfswinkel.
Treinador: Ricardo Sá Pinto
Golos: 1-0 4' Marinho.
Melhor em campo "Barba Por Fazer": Adrien Silva.